1ª Loja online Desperdício Zero em Portugal
-
Portes Grátis a partir de 35€ (Portugal Continental) e 59€ (Açores e Madeira)

Tecnologia para criar uma casa mais ecológica

Dicas para a sua casa
Artigo Tecnologia para uma casa mais ecológica

A maioria das casas são projetadas e construídas com dois conceitos centrais em mente, acessibilidade e funcionalidade. Em última análise, o que a maioria das pessoas observa ao inspecionar uma nova casa é se tudo funciona corretamente e se está dentro do orçamento. Mas como podemos tornar as casas mais ecológicas à medida que avançamos em direção a um futuro incerto de mudanças climáticas e esgotamento de recursos? A resposta é reconfortante, pois essas mudanças sutis podem mudar drasticamente o impacto ambiental que as nossas casas têm no mundo.

Painéis solares

Têm-se desenvolvido e melhorado desde que foram introduzidos pela primeira vez e não exigem um clima tropical para funcionar. Na verdade, a temperatura ideal para um painel solar eficiente é entre 15°C e 35°C. O retorno do investimento com os painéis também se tornou mais rápido, com a maioria dos painéis a obter retorno financeiro com economias na conta de luz após apenas 7 a 10 anos.

Janelas com vidros duplos

Esta adição melhorará drasticamente a sua casa de várias maneiras. Não só ajuda a reduzir o consumo de energia através de um melhor isolamento, mantendo as temperaturas internas mais estáveis no frio ou no calor, mas também ajuda a reduzir a poluição sonora vinda das ruas. Essas janelas ajudam a tornar a sua casa um lugar mais tranquilo e ecológico.

Isolamento

Fonte: https://q-bot.co/

De acordo com o ponto anterior, uma casa bem isolada é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energia. Muitas vezes a palavra isolamento está associada ao calor, mas na verdade significa apenas que sua casa será menos afetada pela temperatura externa. A sua casa será mais fresca no verão, mais quente no inverno e mais verde em geral. Recentemente, no Reino Unido, foi lançado o robot Q-Bot que mapeia a casa e borrifa um composto que torna o material borrifado insulado. Tal tecnologia é consideravelmente nova, mas já foi usada em mais de 2000 casas no Reino Unido, ajudando a poupar 700kg de emissão de carbono e 150 libras na conta anual de energia de cada casa.

Reciclagem

O lixo é um dos maiores pecados da humanidade. Plásticos de uso único, obsolescência tecnológica planejada, fast-fashion, todos contribuem para o crescimento contínuo de aterros e consumo excessivo. Uma maneira simples e fácil de combater isso é através da reciclagem. Separar plásticos, papelão, metal e orgânicos é rápido e logo se torna uma segunda natureza. Ter lixeiras separadas em sua casa ajuda você a manter esse hábito e ajuda o planeta. Está sendo introduzido no mercado também composteiras eletrônicas que te ajudam a reciclar restos orgânicos criando adubo caseiro de forma super-rápida para suas plantinhas.

Sistemas inteligentes

Pode ser tentador deixar o ar-condicionado durante o calor do verão, ou os aquecedores ligados durante o frio do inverno, mesmo quando não estamos em casa, para criar um ambiente fresco ou aconchegante ao voltar para a casa. Com sistemas inteligentes, prever nosso retorno ou nos permitir controlar essas funções a partir da conveniência de nossos smartphones ajuda a tornar nossas casas mais eficientes em termos energéticos, sendo bom para nossos bolsos e para o meio ambiente.

Horta comunitária

Uma das melhores coisas que podemos fazer para ajudar a combater a situação das mudanças climáticas é consumir mais plantas e menos animais. Uma maneira fantástica de conseguir isso é uma pequena horta comunitária administrada por você e seus vizinhos. Todos que contribuem para o cultivo de alimentos em um pequeno pedaço de terra podem ajudar a construir uma comunidade local, alimentá-lo com vegetais frescos e deliciosos e reduzir nossa pegada de carbono no supermercado (visto o grande desperdício comercial de produtos “feios” ou não comprados, ou do uso incansável de plástico de uso único para embalagens). Se não é possível criar uma horta comunitária, existe também a possibilidade de criar sua própria hortinha em casa, mesmo que você more em apartamentos, já que hoje em dia existem mini terrários tecnológicos portáteis que fornecem água e luz para as plantinhas de forma inteligente.

Há muitas maneiras de ajudar a reduzir nosso impacto no planeta, mudando nossos hábitos e a maneira como vivemos para sermos mais conscientes. Nenhum dos itens da lista é particularmente capaz de mudar a vida, mas muitas pequenas coisas se combinam para ajudar a causar um grande impacto e um mundo melhor.

Este artigo foi escrito por INK em colaboração com a Mind The Trash.