1ª Loja online Desperdício Zero em Portugal
-
Portes Grátis a partir de 35€ (Portugal Continental) e 59€ (Açores e Madeira)

1ª Loja online desperdício zero em Portugal

Foi idealizada em Londres, mas foi em Portugal em 2017, que se tornou a primeira loja online Zero Waste no país. A Mind the Trash foi a primeira loja online portuguesa focada na redução do desperdício, na sensibilização e educação para um consumo mais sustentável e a implementar um sistema de logística de reutilização de materiais, incentivando a economia circular.
Arquiteta de profissão e amante da sustentabilidade, Catarina Matos começou a aperceber-se de todo o plástico que é utilizado desnecessariamente e de todo o lixo gerado no dia-a-dia. Este foi o motivo que a levou a estudar mais sobre o assunto e procurar soluções para reduzir ao máximo os materiais descartáveis.
Depois de viver em Londres, mudou-se novamente para Portugal e, juntamente com o seu sócio e também fundador do projeto Christian Andersen, decidiram abrir a loja online, a primeira que iniciava a sua luta contra o plástico a nível de e-Commerce. Desta forma, poderiam espalhar a mensagem de que existiam produtos alternativos e duradouros, mais amigos do ambiente e da nossa saúde.
Atualmente a Mind The Trash faz revenda para diversas lojas a nível nacional e internacional e já contém vários produtos de marca própria que pretendem preencher falhas no mercado da sustentabilidade. 
Sobre Nos
Imageedit 3 9780496077Mediocre Studio

Origem do Nome

O nome da empresa é em inglês pois surgiu em Londres, em 2016, quando a Mind The Trash ainda era somente uma conta de Instagram. Era nesta conta que Catarina Matos começou a divulgar as mudanças no seu estilo de vida e contava já com vários seguidores estrangeiros. O nome foi inspirado na mítica frase “Mind the gap between the train and the platform” que Catarina ouvia todos os dias no metro.

Transparência

Um dos pontos fortes da Mind The trash sempre foi a transparência da comunicação. Partilhamos nas nossas redes sociais a nossa forma de trabalhar, as nossas conquistas e dificuldades. Em 2017 surgimos com uma enorme vontade de marcar a diferença, vontade essa que se mantém até aos dias de hoje e que já serviu de exemplo as muitos e-commerce que surgiram posteriormente.
“A Mind The Trash é a prova que é possível ter uma loja com pouco impacto e que produz pouco lixo.”
Sticky Tape Box

Reutilização

Logo no início, em 2017, apercebemo-nos que o projeto apenas faria sentido se aproveitássemos o que chega até nós, se lhe dessemos uma segunda ou mais vidas. Fomos considerados um projeto “ousado” por o fazer em 2017 e os CTT Portugal, por exemplo, até queriam recusar as nossas encomendas por virem com fita cola de papel, fita cola essa que era muito difícil de encontrar na altura e que importávamos do Reino Unido. Fomos a primeira loja online a marcar posicionamento sobre a reutilização de materiais, inspirando muitas outras lojas que surgiram posteriormente.

E-Commerce Green

Ser um e-commerce sustentável é muito mais do que aquilo que dispomos no nosso catálogo. Todo o funcionamento por trás e design da página, por exemplo, são extremamente importantes para que tenhamos menos impacto no ambiente. Assim, tentamos sempre reduzir as emissões de CO2 por clique na nossa página seguindo diversos parâmetros que sabemos que nos ajudam a ter um e-commerce mais eficiente.

Este novo design, lançado em Junho de 2023, permitiu-nos reduzir para mais de metade as emissões de CO2 por clique, comparativamente ao design anterior.

Além da preocupação com o design de um website, que merece toda a atenção pelo impacto que gere, temos também atenção ao servidor onde temos o site alojado. Na Mind The Trash o nosso servidor é o Google (o primeiro a utilizar 100% energias renováveis, com neutralização de emissões de carbono desde 2007 e com a meta de alcançar zero emissões de carbono até 2030). Segundo a The Green Web Foundation, o nosso site está categorizado com o padrão verde máximo “Green”.

Keyboard With Small PlantView Green Forest Trees With Co2
Ctt E Commerce Awards 2022 R 28

Prémios

É com muito orgulho que vos referimos já ter recebido alguns prémios que demonstram o reconhecimento nacional do nosso trabalho.

Para verem as certificações e menções que já tenham sido feitas ao nosso trabalho, recomendamos verem a página Menções no nosso site.