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Entrevista aos Fundadores da Grums – Simon Krag e Rasmus Nørgård​

Marcas que nos inspiram
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1. Como é que nasceu a ideia de criarem a Grums? 

No início, o nosso objetivo era desenvolver um produto que ajudasse os mecânicos de automóveis a lavar as mãos. Quando eu (Simon) era mais novo, costumava sujar imenso as mãos com motas velhas. A minha mãe queria sempre que eu lavasse muito bem as mãos antes de ir jantar, porque era muito difícil tirar a gordura. Até que houve um momento em que ela sugeriu que utilizasse as borras de café da nossa máquina. Misturei-as com um pouco de sabão e a gordura desapareceu, fiquei com a pele muito suave como a de um bebé. 

Continuei a usar esse truque, até que decidimos aproveitar essa ideia porque era demasiado boa para ser desperdiçada. A partir daí, ficamos cheios de esperança e entusiasmados para começarmos a desenvolver uma alternativa natural, sustentável e eficaz, ao contrário dos produtos que já existiam no mercado. No entanto, descobrimos que não conseguíamos oferecer um produto competitivo em termos de preço e que os mecânicos de automóveis, com todo o respeito, não viam a sustentabilidade ou os ingredientes naturais como uma parte importante na compra de sabonete.  

Só depois de desenvolvermos o nosso primeiro sabonete para as mãos, termos feito imensa pesquisa e recolhido muitos feedbacks é que começámos a perceber que as borras de café em produtos para a pele tinham imensos benefícios e que poderiam ser aplicados de muitas maneiras diferentes. E por isso, era óbvio que tínhamos de mudar o nosso foco para a parte de cuidados de pele, e agora passado alguns anos, já contamos com 5 produtos feitos à base de borras de café e muitas novidades vêm em breve. 

2. Qual foi o vosso maior desafio no início da marca? 

Como qualquer outra start-up, tivemos complicações no início. Como fomos os primeiros a ter produtos de cuidados de pele à base de borras de café recicladas, tivemos pouco ou quase nenhum conhecimento sobre o assunto, como fazer a recolha, garantir a qualidade e testes em profundidade ao produto final. Como fundámos a marca enquanto estudávamos, o financiamento também foi um desafio. Desenvolver produtos de cuidados de pele de qualidade e recolher os feedbacks de 100 pessoas é caro, e por isso, inscrevemo-nos inicialmente em todas as competições que eram possíveis e conseguimos um prémio de 15.000€ para começar a desenvolver os primeiros protótipos e investimos todas as nossas economias na empresa. 

3. Podem contar-nos um pouco sobre o processo de recolha das borras de café até elas chegarem à vossa fábrica?  

Nós recolhemos as borras de café a cada 4 dias do café La Cabra em Aarhus. Primeiro, passamos todas as borras por uma peneira industrial para obtermos as partículas que são uniformes. Depois, seca-mo-las numa estufa de baixa temperatura para minimizar a desnaturação das propriedades que as borras de café dão ao produto final. 

4. Como é que descrevem a vossa equipa? 

Eu diria que a nossa equipa é jovem, dinâmica, trabalhadora e muito positiva no geral. Estamos juntos até no nosso tempo livre, e por isso, não somos só colegas, mas também amigos próximos. 

5. O que acham que vos torna diferentes das outras marcas de skincare? 

A diferença mais óbvia é o uso de ingredientes reciclados. No entanto, acho que existem outras diferenças, como a perspectiva de sustentabilidade a 360ºgraus, a transparência total, a produção local e embalagens de base biológica. Para além disso, damos muita atenção ao processo e desenvolvimento de produtos, o que significa que nunca iremos vender um produto que seja insatisfatório para os nossos clientes. 

6. Quais são as vossas preocupações ambientais como empresa?

A Grums nasceu devido a preocupações ambientais, e por isso, procuramos fazer o possível para sermos um bom exemplo. Queremos continuar a fazer o melhor e “limpar” ainda mais a indústria da beleza. Queremos tornar-nos na empresa de cuidados de pele mais ecológica do mercado e a nossa primeira linha de produtos é apenas o início. Acreditamos que os cuidados de pele no geral podem ser muito melhores para o meio ambiente sem comprometer a qualidade e o efeito. Esperançosamente, mais e mais marcas vão enfrentar o mesmo desafio.

7. Recentemente abriram a vossa primeira loja. Como é que se sentem ao verem a Grums a crescer?

Estamos muito entusiasmados e orgulhosos por abrirmos a nossa primeira loja e também o primeiro laboratório de borras de café local do mundo. Isso significa, que ao visitarem a nossa loja também se pode ver o laboratório, onde secamos, processamos e pressionamos o óleo das borras de café. Queremos proporcionar às pessoas a experiência de total transparência, ao olharem por trás da cortina onde mostramos a primeira etapa dos nossos produtos. 

Esperamos que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a história e quem está por trás da marca Grums. Gostamos imenso deste tipo de entrevistas, porque muitas da vezes, até nós ficamos surpreendidos com alguns pormenores destas histórias.

Se ficaram curiosos para conhecerem os seus produtos, cliquem aqui!