Portes Grátis em encomendas acima de 29€. Válido só para Portugal Continental (Madeira e Açores 59€)
Conceitos importantes, Cuide de si, Sustentabilidade
Síndrome do Impostor. O que tem a ver com sustentabilidade?
Tempo de Leitura: 3 minutos
A síndrome do impostor é um fenómeno psicológico que afeta muitas pessoas, independentemente da sua idade, género ou profissão. Esta síndrome refere-se a uma sensação de dúvida persistente em relação às próprias capacidades e habilidades. É a crença de que, apesar de ter alcançado sucesso, ainda não é merecedor dele e que eventualmente será exposto como um “impostor”. Neste caminho pela sustentabilidade podemos encontrar este fenómeno, pelo fato de se considerar que não se está a fazer o suficiente, que as ações que pomos em prática não têm valor nem impacto e que os outros fazem muito mais.

Todos nós, incluindo aquelas pessoas que mais admiramos ou achamos muito confiantes, sofrem exatamente deste mesmo síndrome. Enquanto seres humanos, todos travamos as mesmas batalhas interiores e é totalmente normal senti-lo. Podemos achar que somos os únicos mas não somos. Esta síndrome é algo que não é exposta, não se vê em publicações trabalhadas de instagram, não se vêm em vídeos editados nem numa biografia que foi trabalhada. Contudo, existe e é vivida a nível interno.
Por muito realizada que a pessoa se sinta, por mais prémios que receba, quanto maior o sucesso, mais vulnerável se sente.
Este fenómeno pode acabar por ter um impacto significativo na vida da pessoa, especialmente quando se trata de perseguir objetivos ambiciosos, por isso é comum líderes ou pessoas com sucesso sofrerem deste síndrome. Esses sentimentos podem ser debilitantes e podem impedir uma pessoa de alcançar seu verdadeiro potencial.
A origem desta crença é a comparação constante com os outros e a elevada exigência para consigo próprio.
Poderão encontrar muitas derrotas, mas não serão derrotados. Lembrem-se que as vossas dificuldades não vos definem. Elas simplesmente reforçam a vossa capacidade de superação.
Maya Angelou (Antiga mentora de Oprah Winfrey )
Mas o que tem isto que ver com a sustentabilidade…?
Muitas pessoas que estão a tentar fazer o seu caminho na área da sustentabilidade podem experimentar a síndrome do impostor. Isso ocorre por um lado porque a sustentabilidade é uma área que ainda está em desenvolvimento e, muitas vezes, não existem caminhos claros a seguir. Por outro lado, podem sentir-se também perdidas por haver tanta coisa por fazer nesta matéria, fazendo parecer que as ações individuais são pequenas e residuais. As pessoas podem pensar que não estão a fazer o suficiente, que estão a “fingir” ou “não pertencem” a este grupo e que o que fazem é sempre inferior ao que os outros fazem.
No entanto, é importante lembrar que a sustentabilidade é um campo muito amplo e diverso. Existem muitas maneiras de contribuir e fazer a diferença, e ninguém tem todas as respostas. É importante entender que todos estamos a aprender, a crescer e que é normal sentir-se desconfortável ou inseguro ao tentar algo novo.
Estratégias para poder ultrapassar a síndrome do impostor:
- Procurar saber mais sobre a síndrome do impostor junto de profissionais de saúde especializados
- Aceitar os sentimentos, mas olhar para os factos reais de frente tomando a consciência que existem porque tivemos a capacidade de os fazer acontecer
- Celebrar as vitórias e cada passo que se dá, seja ele grande ou pequeno (exº passei a usar champô sólido e deixei de usar embalagem de plástico!)
- Compreender que é uma jornada longa, não é de um dia para o outro que se mudam hábitos
- Evitar as comparações constantes com os outros, medir os nossos feitos pelo que eles são e não em função dos feitos das outras pessoas
- Combater a exigência da perfeição e aceitar que todos temos dúvidas e partilhar as nossas emoções e as conquistas com os que nos rodeiam, e vamos descobrir que todos temos as nossas inseguranças e medos.
Neste caminho da sustentabilidade devemos pensar que não estamos sós. E, na realidade o impacto não se consegue individualmente. É através da partilha, de várias formas de colaboração e com outros como nós, que vamos conseguir construir um mundo melhor. Desafiamos a tentarem fazer parte deste movimento positivo, para ajudar quem se boicota com esta síndrome.
#saudemental
#ODS3
#desenvolvimentosustentavel
#sindromedoimpostor