Porque usar Pensos Menstruais Reutilizáveis

Mulheres vamos falar de menstruação. Homens aproximem-se, nunca é de mais aprender. 

Sabiam que os artigos de higiene íntima feminina produzem cerca de 4% dos resíduos urbanos em Portugal? Com menos de 50 anos de vida, estes produtos tais como os conhecemos, vieram facilitar em muito a vida das mulheres, mas pensou-se nas consequências?

É estimado que uma mulher, durante o seu período fértil, gaste cerca de 17 mil produtos higiénicos descartáveis. Produtos estes que, sendo considerados resíduos indiferenciados, são depositados em aterros e demoram décadas a decompor-se.

A composição destes produtos é tão prejudicial para o meio ambiente como para a saúde feminina. Grande parte das infeções, alergias e dores são provocadas ou potencializadas pelo uso destes itens. 

Alguns dos químicos perigosos estão disfarçados em palavras inofensivas como “neutralizantes de odor” ou “fragrância”. Na verdade, analisando estes produtos podem ser encontrados pesticidas, herbicidas e muitos outros químicos contaminantes ligados à rotura hormonal, cancro, defeitos congénitos, secura e infertilidade.

Ao escolher os seus produtos de higiene menstrual, seja consciente, lembre-se que a zona genital é extremamente permeável e sensível e que existem muitos perigos associados ao uso de produtos químicos.

Mais informação em:
Centro de Informação de Resíduos da Quercus
http://www.telam.com.ar/notas/201510/124194glifosato-algodon.html
http://naturallysavvy.com/care/conventional-feminine-hygiene-products-a-womens-issue-with-toxic-implications

Qual é a Alternativa?

Há três anos atrás, sensibilizada com esta problemática, comecei a usar o copo menstrual e os pensos menstruais reutilizáveis de algodão orgânico. Uso até hoje e estou muito feliz com a minha opção, pois são enumeras as vantagens.

Pensos_Menstruais_Copo_Mestrual_Reutilizável_Mind_The_Trash

Vantagens

● Diminuo a pegada ambiental
Reduzo a produção de lixo associada ao uso dos tampões, dos pensos higiénicos descartáveis e das inúmeras embalagens que os envolvem. Sem esquecer também que o próprio processo de fabrico destes produtos é poluente.

● São opções mais saudáveis
Os pensos menstruais reutilizáveis são de algodão orgânico. Permitem que o nosso corpo “respire” prevenindo assim infeções e alergias.

● São mais confortáveis
Confortáveis e suaves, não se notam na roupa. Acabam-se as vermelhidões, as irritações na pele e os odores desagradáveis provocados pelos materiais sintéticos e químicos usados nos pensos convencionais.

● Maior poupança
Acaba-se o gasto mensal “obrigatório” em produtos descartáveis. Os pensos menstruais reutilizáveis são um investimento inicial que pode durar de 6 a 8 anos.

● Eu decido
Posso escolher o tamanho, e no caso dos pensos menstruais reutilizáveis, também o padrão! São muito mais giros e divertidos.
Afinal não são dias difíceis os que passamos. O nosso corpo é um organismo perfeito e esses dias são sinal que estamos saudáveis.

A Nossa Oferta

Temos disponíveis os pensos menstruais reutilizáveis da marca Fluffy Organic and Eco, para fluxo ligeiro a moderado, sendo a sua composição a seguinte:

● Tecido com padrão: 95% algodão biológico e 5% lycra
● Tecido de baixo: 100% algodão
● Núcleo interior absorvente: bambu e algodão

Os pensos são feitos artesanalmente, por mães que trabalham em casa.

Como usar

Colocam-se como os pensos convencionais, com a diferença de que nas suas abas, em vez de adesivo, têm uma mola para apertar. Os padrões ficam virados para a sua pele. Podem ser transportados, antes ou depois de usados, dobrando e apertando as molas.

Não deve permanecer com eles mais de 8 horas e, tal como os pensos descartáveis, deve trocá-los dependendo do seu fluxo.
O número de pensos reutilizáveis que necessita depende do seu fluxo e da frequência com que faz as lavagens.

Pode colocá-los na máquina!

Mensagem

Ama o teu corpo e o mundo que habitas.

Caso queira adquirir os seus pensos menstruais reutilizáveis visite a nossa loja online aqui.
Veja mais informações sobre os pensos menstruais reutilizáveis no site oficial Fluffy Organic and Eco.

Texto por: Christine Cabrita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *