Chat with us, powered by LiveChat

Porque usar copos e garrafas reutilizaveis

A descoberta do plástico possibilitou-nos um estilo de vida muito mais fácil e simplificado, trazendo o consumismo a um nível mais alto que parece quase impossível não consumir algo que não seja embalado ou feito com plástico. De computadores portáteis, a roupas, calçados, tapetes ou mesmo cosméticos, o plástico parece estar presente em todas as indústrias. Com esta febre do plástico vieram, entre outros, os copos ​​e as garrafas descartáveis que estão a arruinar o nosso planeta e os animais que vivem nele, incluindo nós.

A proliferação do consumo e produção do plástico desde os anos 50 aumentou tão rapidamente que criou 9,1 mil milhões de toneladas de produtos descartáveis ​​que acabam como lixo[1]. Isto é equivalente a aprox. 1, 25 milhões de torres Eiffel! Se continuarmos a consumir plástico como estamos hoje em dia, estudos prevêem que provavelmente haverá até 2050, 13,2 mil milhões de toneladas de plástico em aterros sanitários[2]! Então, quantos destes produtos descartáveis ​​poderíamos ter facilmente evitado? E quantos ainda podemos evitar? Quando, por exemplo, vamos a um bar ou café, acontece com bastante frequência ser servido num copo de plástico. Não importa se é um café, chá, sumo ou cerveja. E realmente precisamos de os usar?

O plástico pode levar de 400 a milhares de anos para se degradar[3] o que significa que, então quase todo o plástico produzido até hoje ainda existe. E onde está todo esse plástico?

Toda a quantidade de plástico que não foi reciclado, que é apenas de 9%, acaba em aterros sanitários e uma enorme quantidade acaba nos oceanos causando danos aos pássaros, animais oceânicos e, consequentemente, para nós. Há uns tempos vi um documentário que aconselho vivamente chamado “Plastic Ocean” pela Plastic Oceans Limited, que mostra claramente o que este consumo frenético de plástico está a causar.

Se acha que separar o plástico para reciclá-lo é suficiente para evitar todos estes problemas que o plástico touxe, está enganado. Alguns plásticos são reciclados para fabricar roupas sintéticas mas, quando as lavamos, pequenos pedaços de fibras plásticas, são libertados, descendo pelas canalizações, acabando nos rios e oceanos, acabando por serem engolidos por peixes e consequentemente, por nós. Se verificar a roupa que está a usar agora, muito certamente contém acrílico ou poliéster, fibras provenientes do plástico. Apenas uma única lavagem pode liberar 700 mil microfribras[4].

Então, se há tanto plástico nos oceanos, já parou para pensar que o sal que consome e coloca na sua comida todos os dias, também poderá conter pequenos pedaços de plástico? Um relatório científico publicado on-line em abril de 2017, analisou 17 marcas de sal de 8 países diferentes (Áustria, França, Irã, Japão, Malasya, Nova Zelândia, Portugal e África do Sul) e verificaram que os microplásticos (plásticos de dim. Inf. A 5mm) estavam ausentes em apenas uma das marcas.

Em Portugal, 3 marcas foram analisadas e, curiosamente, uma dessas marcas foi a que apresentou maior quantidade de um composto chamado Ftalocianina, amplamente utilizado no tingimento de vestuário, sendo o número de partículas encontrado 3 vezes superior ao de outras marcas dos restantes países estudados. Outra marca de sal em Portugal também mostrou ser a que tem a maior predominância de partículas de polietileno, amplamente utilizado em sacos de plástico, filmes plásticos e garrafas[5].

Quem pode fazer a diferença somos nós próprios, evitando consumir produtos descartáveis e utilizando alternativas mais sustentáveis para nós e para o planeta.

Mind The Trash quer fornecer alternativas para um planeta melhor e todos os produtos que vendemos são escolhidos com um propósito. Na nossa loja on-line poderá encontrar fantásticos copos de vidro reutilizáveis – Joco Cups – com diferentes tamanhos e cores!

Os Joco Cups são feitos de um vidro de borosilicato não poroso de alta qualidade, livre de produtos químicos prejudiciais, como o BPA e pode ser colocado no micro-ondas ou na máquina de lavar louça. Por que não juntar-se a este movimento?

Para mais informações sobre os Copos Reutilizáveis Joco Cups, veja a página oficial Joco Cups aqui.

Referências:

[1] “A Whopping 91% of Plastic Isn’t Recycled” & “8.3 billion metric tons”

[2] “8.3 billion metric tons”

[3] “ Plastic Bags In Landfill – Not A Problem”

[4] “Single clothes wash may release 700,000 microplastic fibres, study finds”

[5] “The presence of microplastics in commercial salts from different countries”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *