Chat with us, powered by LiveChat

Porque deve deixar de usar Escovas de Dentes de Plástico

Há vários anos que usamos escovas de dentes de plástico mesmo sabendo da existência de Escovas de Dentes de Bambu. O material de que são feitas as escovas comuns – plástico – não foi uma preocupação até há relativamente pouco tempo. Nos últimos anos, temo-nos focado apenas em descobrir a melhor técnica a usar ou por quanto tempo devemos escovar os dentes. Por conseguinte, sempre fomos levados a experimentar novas escovas de dentes para melhorar a nossa higiene oral. Desde os anos 70, surgiram diversos tipos de escovas de dentes com diferentes design de cerdas, tamanhos e formas[1] que mencionavam ajudar-nos a limpar os dentes ainda melhor.

Quando Apareceram As Escovas De Dentes?

Escovar os dentes não é um hábito moderno. As civilizações do Antigo Egípto, aprox. 3000 a.C., usavam escovas de dentes feitas a partir de galhos e folhas[1]. No Século 15, os chineses construíram uma escova de dente com  cabo de osso ou de bambu com cerdas de pelo de porco[2]. Hoje em dia, há pelo menos uma marca que vende escovas de dentes com cerdas de porco, mas é considerado por muitos como controverso.

O design da escova de dentes era mais sustentável e ecológico naquela época. Hoje em dia, todos os anos, biliões de escovas de dentes de plástico, não biodegradáveis, ​​acabam em aterros sanitários ou nos oceanos.

Quer saber mais sobre o impacto do plástico? Poderá encontrar mais informações noutro Post aqui.

Reciclar Escovas de Dentes de Plástico é a Solução?

Numa sociedade que vive tão ligada a materiais plásticos e tóxicos, temos o direito de escolher melhores soluções. Infelizmente, a reciclagem das escovas de dentes de plástico não é a resposta. As escovas de dentes são “um dos produtos mais complicados”[3] de reciclar por causa dos diferentes componentes de que são feitos. Cerdas de nylon, cabo de plástico e apliques de metal (usados para fixar as cerdas), têm de ser separados antes que se possa proceder à reciclagem[3].

Qual é a Alternativa?

Há 3 anos atrás, comecei a usar uma escova de dentes alternativa, mais sustentável, com cabo de bambu. Não poderia estar mais feliz com esta mudança!

As cerdas das escovas de dentes de bambu, no entanto, sempre foram um problema. Até recentemente, a maioria das escovas de dentes de bambu tinham cerdas de nylon por ainda não existir alternativa vegan no mercado.

O nylon não é biodegradável e, para fabricá-lo, é gerado óxido nitroso (N2O) que é “um gás que contribui para a destruição do Ozono e para o aquecimento da atmosfera”[4]. Existem também preocupações relativamente ao tempo de vida na atmosfera do N2O.  Um relatório de novembro de 1998, completado pela AEA Technology Environment para DGXI, afirma ser de aproximadamente 120 anos. Em comparação, o Gás Metano, tem uma vida ainda mais curta de 12,2 anos[5].

Felizmente, hoje em dia há uma solução mais ecológica criada pela marca Brush With Bamboo.

Em que Diferem Estas Escovas De Dentes De Bambu De Outras Já Existentes No Mercado?

A marca Brush with Bamboo lançou recentemente uma escova de dentes de bambu com cerdas que são fabricadas com apenas 38% de plástico, sendo 62% de Óleo de Rícino. “Esta é a mais recente e avançada cerda de base biológica no mundo de hoje”[6].

O cabo é biodegradável e as cerdas podem ser recicladas. Assim, uma vez que a sua escova de dentes não está mais em condições para ser usada, basta remover as cerdas com a ajuda de um alicate e colocá-la na reciclagem. Também pode reutilizar o cabo, para identificar o que plantou num vaso ou utilizar a escova completa, ou seja, com cerdas, para ajudar nas limpezas da casa. Óptima solução para remover restos de alimentos do seu ralador ou para limpar juntas entre azulejos, por exemplo.

Esta é uma pequena e simples mudança que pode fazer no seu dia a dia ajudando a alcançar  um estilo de vida mais sustentável e amigo do ambiente. Evite escovas de dentes de plástico!

Caso queira adquirir a sua escova de dentes de bambu visite a nossa loja online aqui.

Veja mais informações sobre a Escova de Dentes da Brush With Bambuu no site oficial Brush With Bambuu.

[1] “Toothbrush”

[2] “Who invented the toothbrush and when was it invented?”

[3] Recycling Mystery: Toothbrushes & Toothpaste Tubes”

[4] “SCIENCE WATCH; The Nylon Effect”

[5] “Options to Reduce Nitrous Oxide Emissions (Final Report)”

[6] “About The Brush”

3 thoughts on “Porque deve deixar de usar Escovas de Dentes de Plástico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *