pensos menstruais reutilizáveis

Pensos Mentruais Reutilizáveis Mind The Trash!

A história por trás dos nossos pensos menstruais reutilizáveis

A Adelaide tinha a motivação de criar um produto sustentável e amigo do ambiente. Após 25 anos de atendimento ao público, sentiu a necessidade de se libertar e de respeitar o seu corpo, trabalhando num ambiente seu, calmo e em sintonia com o que o seu instinto lhe estava a pedir. Queria dedicar o seu tempo a criar algo que fizesse sentido e que não criasse mais desperdício. Apostou na costura e percebeu que os pensos menstruais podiam ser uma ideia desafiante. Entrou em contacto connosco e em conjunto desenvolvemos estes pensos que desafiam todos os que já vimos a serem comercializados.

Sempre gostámos de desafiar o mercado, repensando os produtos existentes, melhorando-os com parcerias. Assim, em conjunto decidimos desafiar ainda mais a problemática do desperdício de tecidos nas fabricações.

Para além de combaterem os descartáveis, os nossos pensos, pela forma que são cortados, não apresentam qualquer desperdício de tecido. As sobras das laterais dos rolos, que normalmente não vêm muito direitas, são o único desperdício que poderia existir. Contudo, este resto de tecido também foi minimizado ao máximo aproveitando a largura dos rolos e as pequenas sobras serão revendidas a preço simbólico para enchimentos de trabalhos de crochet, almofadas ou outro produto que precise de enchimento sem plástico aproveitando o que já existe.

 

Pensos menstruais reutilizáveis Mind The Trash

Sonhámos, pensámos e criámos, e passado quase um ano de trabalho árduo, conseguimos finalmente lançar os nossos pensos menstruais reutilizáveis. Mais do que um penso menstrual, estamos a apresentar-vos um produto que foi desenvolvido por uma equipa que nunca deixou de acreditar por um momento que era possível. Que era possível produzir um penso menstrual sem desperdício, totalmente português e que pudesse ajudar tantas pessoas a mudar o seu estilo de vida. 

Posso dizer-vos que foi totalmente pensado ao pormenor e que o resultado final ainda foi melhor do que pensámos que sería. E é por isso que hoje, estamos a lançar esta alternativa, cheios de orgulho!

Para quem nos conhece, sabe que a transparência é super importante para nós e por isso não podíamos deixar de escrever um artigo com tudo o que precisam saber sobre os nossos pensos menstruais. É super importante para nós que vocês saibam o que estão a levar para casa e por isso nos pontos a seguir vão encontrar: o ajuste, o corte sem desperdício, os tamanhos como usar, a lavagem, os materiais, os cuidados a ter e a embalagem

Espero que gostem desta novidade tanto quanto nós e que vos ajudem a lutar ainda mais por uma vida e ciclos menstruais sem desperdício!

Quero aproveitar para agradecer à nossa querida fotografa, Mariana Nascimento, que fez um excelente trabalho de fotografia e de quem estamos muito orgulhosos.

Ajuste

Quando usamos um penso menstrual, existe sempre aquele receio de o mesmo não ficar bem justo na nossa cueca, ou porque podem haver fugas ou até por medo de se notar na roupa.

E foi por isso, que o design dos nossos pensos foi totalmente pensado para esse tipo de situações. Como podem ver na imagem, as molas do penso prendem super bem o mesmo à cueca, evitando assim situações constrangedoras.

Corte sem desperdício

pensos reutilizaveis mind the trash

Desenvolver um formato diferente foi um desafio. Foram feitos inúmeros testes para responder a todas as nossas preocupações e chegámos à forma hexagonal que vêm! Parece simples? Pois é, mas na verdade, o que vêm foi fruto de várias tentativas de evitar o mínimo desperdício possível. O nosso design baseou-se no formato hexagonal e assim evitamos restos de tecidos entre os cortes.

Tamanhos

pensos menstruais reutilizáveis

Cada tamanho foi desenvolvido consoante os vários tipos de fluxo. Como podem ver na imagem neste momento temos disponíveis 3 variedades de pensos menstruais reutilizáveis.

Ligeiro – Muito pouco fluxo ou para perdas de urina. ótimo para quem ainda se está a habituar ao copo menstrual e tem receio de fugas. 

Moderado – Fluxo frequente. Para quem tem fluxo não muito intenso mas que precisa de algo absorvente.

Abundante – Muito fluxo. Para mulheres com muito fluxo menstrual e precise de muita absorção.

Como usar

Usar um penso menstrual reutilizável pode parecer um quebra cabeças, mas é super fácil! Basta que tenham em consideração os passos abaixo.

pensos reutilizáveis mind the trash

1º Coloquem o penso sobre a cueca com o padrão para cima. O lado branco deverá ficar em contacto com a cueca.

2º Dobrem as asas para baixo e basta prender a mola. 

Já está!

Depois de usar, devem dobrar e colocar numa bolsa impermeável para posterior lavagem ou lavar de imediato. Devem mudar o penso a cada 3 ou 4 horas.

Lavagem

A lavagem dos pensos menstruais pode suscitar algumas dúvidas, mas é super fácil. Se é a primeira vez que vão usar este tipo de produtos, ao início podem sentir alguma estranheza, mas depois vai ser super fácil.

Podem lavar o vosso penso menstrual reutilizável de 2 formas:

Na máquina:

1º Passar primeiro por água fria para remover o excesso de sangue.

2º Depois, lavar na máquina com centrifugação não superior a 800 rotações e água a 30ºC.

À mão:

Colocar o penso de molho com água fria com o seu detergente favorito.

Recomendamos utilizar perborato de sódio ou oxigénio ativo em manchas mais persistentes! Podem ver o nosso produto da Move & Wash Oxigreen.

Materiais

Cada penso higiénico é constituído por 3 camadas, que possuem uma função diferente. E por isso, mesmo é necessário que sejam constituídas por materiais diferentes para que possam desempenhar eficazmente funcionalidades.

Materiais por camada:

Camada de contacto – Algodão Orgânico GOTS certificado

Camada absorvente (moderado e abundante) – Algodão Orgânico GOTS certificado

Camada impermeável – Algodão laminado transpirável (PUL).

 

Pensos menstruais reutilizáveis

Como os materiais foram mesmo muito bem pensados (e foram testados inúmeros), não poderíamos deixar de falar das molas e das linhas utilizadas. Sei que parecem ser pequenos pormenores, mas para nós fazem toda a diferença. 

No caso das molas são 100% aço inoxidável, porque assim conseguimos evitar utilizar molas de plástico. Já as linhas são feitas de algodão 100%orgânico e com um ponto nada comum nos pensos. Gostamos de ser diferentes, já sabem!

Cuidados a ter

  • Não lavar com água quente. A água quente irá fazer com que o sangue manche o tecido;
  • Depois de usado, colocar de molho o mais rapidamente possível para facilitar a lavagem;
  • Recomendamos o uso de detergente natural e sem fragrâncias sintéticas. Caso tenham interesse, podem ver os nossos detergentes naturais, aqui!
  • Não usar amaciador de roupa convencional que irá tornar o penso menos absorvente.

Embalagem

Todas as embalagens dos nossos produtos de marca própria têm a sua embalagem feita de cartão Kraft 100% reciclado, reciclável, compostável e com Certificação FSC. E os nossos pensos menstruais reutilizáveis não poderiam ter uma embalagem diferente!

Caso não a consigam reutilizar, apelamos que a reciclem, colocando a mesma no Ecoponto Azul. Se preferirem, têm sempre a opção de entregarem as embalagens diretamente na nossa Sede em Lisboa, para as podermos reutilizar.

 

(Obrigada querida Adelaide por toda a dedicação e luta. Foi uma batalha vencida e com muito orgulho! Espero que este projeto a faça sentir realizada e que ajude a alcançar outros sonhos! Estamos juntas! <3 )

Deixe uma resposta