Desperdício Zero – Os 5 R’s

Vivemos no apocalipse do plástico, do consumismo desenfreado e do descartável, um modo de vida insustentável não só para o nosso planeta mas também para a nossa saúde.
Atualmente somos persuadidos a comprar produtos que não precisamos, pouco duráveis, e muitas das vezes somos iludidos por publicidades enganosas que escondem todo um processo de fabrico desumano e injusto. É cada vez mais importante pararmos para pensar. Pensar nas nossas escolhas, nas nossas ações e tomarmos medidas. Foi assim que começei, sem ainda conhecer o termo tão hoje mencionado: o Desperdício Zero. Mas o que é o desperdício zero?
O Desperdício zero é um movimento que defende um estilo de vida mais sustentável, consciente e que se foca na redução drástica do lixo que produzimos. Este, assenta sobre práticas e regras criadas para nos ajudar e guiar neste processo, tendo como resultado final a minimização da nossa pegada ecológica.
Regras Do Desperdício Zero – os 5 R´s
Pode parecer complicado reduzir o desperdício em casa, mas não é. Basta mudar um hábito, criando outro mais sustentável e por aí adiante. O processo é demorado e assim é que deve ser de forma a criar bons alicerces para um novo começo e tendo em mente as regras mencionadas abaixo:
– Recusar/ Refuse (o que não precisamos);
– Reduzir/ Reduce (o que precisamos);
– Reutilizar / Reuse (o que já utilizamos);
– Reciclar / Recycle (o que não conseguimos evitar consumir e reutilizar)
– Compostar / Rot


Recusar
A redução do desperdício não começa dentro das nossas casas, começa fora. É muito importante tomarmos consciência das nossas ações e não aceitarmos compulsivamente o que nos surge pelo caminho, evitando assim desperdícios desnecessários.
É daquelas pessoas que aceita tudo o que surge de graça? Já parou para pensar se esse produto faz mesmo falta? Para o produzir foi gasta energia, mão de obra, tempo e recursos naturais. Então por onde podemos começar?
Podemos começar por recusar flyers publicitários, brindes, amostras e ofertas (shampoos, cremes…) e plásticos descartáveis ( sacos de plástico, garrafas de plástico, copos, talheres e palhinhas de plástico).