1ª Loja online Desperdício Zero em Portugal
-
Portes Grátis a partir de 35€ (Portugal Continental) e 59€ (Açores e Madeira)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O que são?

Sustentabilidade
Imageedit 2 4728740526(1)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são 17 objetivos definidos na Assembleia das Nações Unidas em 2015 e assinados por todos os seus membros, com o intuito de traduzir em ações concretas a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável.

O tema da sustentabilidade anda nas bocas do mundo, isso já sabemos. Ouvimos falar de sustentabilidade em todos os meios e sentimos um aproveitamento também das próprias empresas ao explorarem nas suas comunicações estas temáticas. Está na moda e ainda bem!

Contudo, sabemos que há muito se olha para a sustentabilidade do planeta e há muito que a nível governamental e institucional se mobilizam esforços para chamar a atenção de como podemos na prática tomar medidas em concreto para resolver e mitigar os problemas que a humanidade enfrenta.

As Nações Unidas, são um importante player neste puzzle, e têm tomado a dianteira na definição de estratégias que possam ser vistas no fundo como o plano estratégico da humanidade para um futuro melhor.

Nesse sentido, para percebermos o que muito se faz atualmente em torno da sustentabilidade, quer seja ela social, ambiental ou económica, temos de olhar para os acordos alcançados no seio das Nações Unidas.

No ano 2000, os líderes de 189 países reunidos na sede das Nações Unidas em Nova York, aprovaram a Declaração do Milénio, um compromisso para trabalharem juntos na construção de um mundo mais seguro, mais próspero e mais justo. Esta declaração, foi traduzida depois para um roteiro que definiu 8 metas que deveriam ser atingidas até 2015. Estas metas ficaram conhecidas como os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM):

  1. Erradicar a pobreza extrema e a fome
  2. Alcançar educação primária universal
  3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
  4. Reduzir a mortalidade infantil
  5. Melhorar a saúde materna
  6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
  7. Garantir a sustentabilidade ambiental
  8. Estabelecer uma parceria global para o desenvolvimento.

Os progressos e lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milénio, estabelecidos entre 2000 e 2015, estiveram depois na base da criação do que viriam a ser os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos em 2015 e que entrariam em vigor a 1 de janeiro de 2016 na resolução da Organização das Nações Unidas intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”, constituída por 17 objetivos, desdobrados em 169 metas, aprovada a 25 de setembro de 2015 pelos líderes mundiais numa cimeira memorável na sede da ONU, em Nova Iorque.

A evolução da nossa espécie, bem como o desenvolvimento da sociedade atual trouxe-nos melhorias extraordinárias, melhores condições, maior esperança média de vida, que levou a um crescimento populacional sem precedentes. A outra face da moeda, é o preço que estamos a pagar por este progresso.

A ação humana e o progresso atual, estão a criar graves problemas no planeta: a crise climática, a perda de biodiversidade, bem como fenómenos de mal-estar social, são algumas das consequências.

É o momento de refletirmos e pensarmos como inverter este ciclo. Por esta razão é que os ODS são importantes e podem ser a chave para um futuro melhor.

Os ODS constituem uma oportunidade única para criar um crescimento sustentável, mais regenerativo e inclusivo, que permita fazer face à emergência climática, à perda gigante de biodiversidade e ainda às assimetrias sociais. Vêm trazer inovação, crescimento económico e desenvolvimento a uma escala sem precedentes.

“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são a nossa visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos. São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta e um plano para o sucesso”.

– Ban Ki-moon (antigo Secretário-Geral das Nações Unidas)

Os 17 objetivos estabelecidos definem as prioridades e aspirações globais para 2030 em áreas que afetam a qualidade de vida de todos os cidadãos do mundo e ainda daqueles que vão nascer. Foram assumidos pelos 193 países das Nações Unidas e têm como grande ambição “não deixar ninguém para trás”, estabelecendo de uma linguagem comum para todos os stakeholders e estruturam-se em torno de 5 princípios (5P’s): Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, e procura mobilizar esforços globais para um conjunto de objetivos e metas comuns. Apesar de terem sido pensados como objetivos para os governos dos países, não se deve descurar o papel das empresas e das organizações, para o cumprimento destas metas. As empresas são o motor da economia, trazem inovação, capacidade financeira, influenciam e formam os seus colaboradores, ao ligarem as suas estratégias com os ODS vão poder potenciar a capacidade de mudança no sentido de um desenvolvimento mais sustentável.

Colaboração e cooperação entre todos os atores, sejam governos e institutos públicos, empresas e cidadãos, é crucial. Todos temos um papel a desempenhar para pôr em marcha a concretização destes objetivos.

Para saber mais veja este link.

#ODS

#Agenda2023

#SDG

#Sustentabilidade

#DesenvolvimentoSustentavel