Chat with us, powered by LiveChat

O que diz o código do seu ovo sobre a sua produção?

Actualmente, a grande maioria dos ovos que levamos para casa são comprados no supermercado em embagens de cartão. Estas embalagens mostram o nome da empresa que os embalou, a data de validade, entre outros. Mas, o que significa o código carimbado na casca do ovo?

Desde 1999 que têm surgido alterações e actualizações na lesgislação Europeia de forma a proteger e a melhorar as condições das galinhas poedeiras e o sistema de produção de ovos. Consequentemente, em 2014, começou a ser obrigatório o carimbo nas cascas dos ovos com um código que nos dá maior informação sobre o tipo de produção.

O que significa o código carimbado no ovo?

Na União Europeia, no código pode ler-se a seguinte informação:

– Modo de Criação,

– Pais de Origem,

– Código Regional e,

– Código de Exploração.

Quais são os diversos modos de criação e o que significam?

Se o código do seu ovo começa por um “0” então são boas notícias mas se começa por um “3”, deveria começar a repensar o tipo de ovo que consome.

O modo de criação diz-nos a qualidade e o tipo de produção de forma decrescente:

0 – Produção Biológica,

1 – Produção ao ar livre,

2 – Produção no solo,

3 – Produção em gaiola.

Graças a este sistema, tem havido um crescente consumo de ovos de produção ao ar livre.

Para mais informações sobre o modo de criação, veja o  Regulamento da UE nº 1308/2013 do Parlamento Europeu e Do Conselho de 17 de Dezembro de 2013 e o Post sobre “Como Descodificar o Carimbo nos Ovos” disponível no site de segurança alimentar Quali.pt

Quais são os requesitos para os diversos modos de criação?

Na União Europeia, existem requesitos restritos relativos à produção de ovos de galinhas poedeiras nomeadamente à área mínima a ser considerada por cada galinha, ao acesso a área exterior ou não e se a sua alimentação é ou não maioritáriamente orgânica. O código de modo de criação pode assim ajudar-nos a compeender mais sobre o estilo de vida da galinha que tem um significativo impacto na qualidade nutricional, e não só, do ovo que consumimos. Abaixo resumimos as principais diferenças entre os 4 modos de criação:

Gaiola (3): Ovos mais comuns, mais baratos e os menos saudáveis. Neste modo de criação, o espaço livre por galinha é bastante reduzido sendo semelhante à área de uma folha A4, sem qualquer acesso ao exterior. O bico das galinhas é cortado de forma a evitar auto-mutilação e ataque a outras galinhas, comportamento anormal causado pelo stress das condições em que vivem. A iluminação interior é manipulada para que estas galinhas produzam mais ovos que o normal.

Solo (2): Tal como o modo de criação 3, estas galinhas não têm acesso ao exterior, o bico é cortado e a área livre por galinha é ligeiramente maior sendo um pouco inferior à área de uma folha A3.

Ar Livre (1): Galinhas criadas ao “ar livre” com acesso a área interior e exterior. A área livre por galinha é interior é a mesma que a do modo de criação 2 mas é obrigatória uma área mínima de espaço exterior de 4m2 por galinha.

Organico (0): Ovos de galinhas criadas ao “ar livre” conforme o modo de criação 2 mas a área útil de espaço interior por galinha é de aproximadamente a área de uma folha A2.  A sua alimentação é de pastagem e ração maioritariamente de produção biológica.

Para mais informações ver o  Regulamento da EU nº 1308/2013 do Parlamento Europeu e Do Conselho de 17 de Dezembro de 2013 & Council Directive 1999/74/EC (Julho 1999)

Qual é o código para cada país?

O código contém sempre 2 letras:

BE= Bélgica,

DE= Alemanha,

DK=Dinamarca

ES= Espanha

FR= França

IT= Itália

PT= Portugal

UK= Reino Unido

Para mais informações sobre o código dos outros países consulte aqui.

Certifique-se que compra ovos de origem Portuguêsa reduzindo assim a poluição causada pelo transporte.

Espero que este post tenha sido útil para um melhor entendimento destes códigos. Utilize esta informação para garantir que compra ovos de galinhas criadas ao “ar livre”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *