Arvore_de_natal_parede_ideias

Natal Sustentável: Pinheiros de Natal

Para muitos não há Natal sem a famosa Árvore de Natal. Até me atrevo a dizer que são poucos aqueles que não adoram perder um domingo de Dezembro para decorar o seu pinheiro de natal em família. E é devido a esta tradição partilhada pela maior parte dos portugueses que vos quis trazer, também, algumas alternativas à típica Árvore de Natal artificial, que invadiu o país e o mundo nas últimas décadas.

 

1 – Aproveitar ramos caídos

Se todos os anos é uma luta aí em casa para verem onde é que há espaço para colocar um pinheiro de natal, esta é a sugestão certa para vocês: em vez de um grande pinheiro de Natal, passem por uma zona de mato ou floresta, e apanhem ramos de pinheiros que encontrem no chão.

Esta não podia ser uma ideia mais ecológica e económica!

Arvore_de_natal_Ramos_Ideias_01

Imagens: Referência aqui.

2 – Utilizar as paredes

Se não querem perder tempo com a escolha de um pinheiro e se falta de espaço é um problema nas vossas casas, então as próximas sugestões são perfeitas para vocês. A ideia é tão simples quanto isto: decorarem uma parede de vossa casa, de forma a criarem uma árvore. E para isto, arrisco dizer que quase qualquer coisa serve! Desde fotografias, cartões, decorações de natal que tenham por casa, de tudo um pouco.

Deixamos-vos alguns exemplos que vos podem inspirar nesta quadra natalícia!

Arvore_de_natal_parede_ideias

# Luzes

Imagem: Referência aqui.

# Utilizar decorações de Natal

Reaproveitem decorações antigas de Natal ou façam vocês mesmos a decoração.

# Papel

Aqui poderá utilizar jornais antigos, folhas de rascunho ou até fotografias.

Imagem: Referência aqui.

3 – Pinheiro Natural

Para aqueles que não conseguem passar o Natal sem um pinheirinho por cima dos presentes, temos mais algumas sugestões para vocês: um pinheiro natural. Esta é sempre uma melhor opção aos pinheiros de plástico, no entanto, convém informarem-se sobre os seguintes pontos:

  1. São de plantações geridas de forma sustentável? 
  2. São de origem local?
  3. Foram cortados por não terem as raízes boas ou porque estavam plantados em mau sítio? Atualmente, ainda conseguem encontrar pinheiros naturais à venda em alguns quartéis de bombeiros.
  4. Posso replantá-lo? Da pequena investigação que fizemos  a grande maioria dos pinheiros vem da África do Sul e, apesar de publicitados com raízes, estas são insuficientes para a replantação. Por exemplo, quando perguntámos às loja, grande parte delas não nos soube informar se provinham de plantações sustentáveis.
  5. Outra opção para residentes de Lisboa é o mercado anual no CCB, onde os preços das árvores rondam entre os 15 e os 35€, dependendo do tamanho da árvore. Este ano este mercado ocorre no 1º e 3º Domingo de Dezembro.

Contudo, se realmente optarem pela compra de um pinheiro natural com a intenção de o replantarem, tenham cuidado: tentem obter o máximo de informação para realmente perceberem se a probabilidade de plantação pós-natal é elevada ou não. Para além disso, tenham em consideração que um pinheiro em vaso não sobrevive durante muito tempo e que este tem que ser replantado em solo adequado.

Arvores_de_Natal_Mind_The_Trash_01Imagens: Referência aqui e aqui.

4 – Aderir ao “Pinheiro Bombeiro”

O Pinheiro Bombeiro é uma iniciativa de uma start-up portuguesa chamada rnters, que tem como objetivo ajudar os bombeiros voluntários do nosso país e ajudar a prevenir incêndios florestais. Basicamente, apenas têm de reservar o vosso pinheiro até 16 do mês de Dezembro, levantar ou esperar pela entrega do pinheiro e, após as festividades natalícias, devolver o pinheiro.

Para mais informações, cliquem aqui!

Arvore_de_Natal_Natural_Mind_The_Trash_Pinheiro_Bombeiro

Imagens: Referência aqui.

 

5 – Pinheiro de Plástico em 2ª Mão

Eis a grande questão: um pinheiro de natal de plástico, será ou não um bom investimento? É verdade que estes podem ser reutilizados durante bastante tempo mas a sua procura não deixa de incentivar as empresas a produzir mais. Contudo, se um pinheiro de plástico for a melhor opção para vocês, porque não investir num em segunda mão? Continua a ser uma boa alternativa ao consumo de plástico e ao desperdício.

Arvores_Natal_Segunda_maoEspero que estas dicas vos tenham ajudado a decidir na escolha do vosso pinheiro de Natal. E sim, a verdade é que a melhor maneira de evitar o desperdício é simplesmente evitar colocar uma Árvore de Natal durante a época natalícia. No entanto, sendo esta uma tradição tão enraizada na nossa cultura, queríamos partilhar convosco algumas alternativas sustentáveis e criativas. E vocês? Vão seguir as nossas dicas ou têm outras alternativas em mente?

 

Texto por Sara Costa

Deixe uma resposta

Options