Chat with us, powered by LiveChat
Natal_Ideias_Embrulhos_Mind_The_Trash

Natal Sustentável: Ideias para Embrulhos

É verdade, a Holiday Season está aí à porta. Não parece, mas 2018 está quase a chegar ao fim e o mês de Dezembro traz consigo uma das épocas mais antecipadas do ano: o Natal.

Época de família, de amizade e de conforto mas também de desperdício. Já pararam para pensar na quantidade de lixo que fazemos na época natalícia? Desde o consumismo exagerado até aos simples embrulhos de presentes, estamos tão preocupados em fazer o próximo mais feliz que nem sequer nos lembramos na tristeza que trazemos ao meio ambiente.

No entanto, há sempre alternativas para a redução da nossa pegada ecológica e hoje venho-vos mostrar como é que podem reduzir o desperdício nos embrulhos de Natal. Não só é melhor para o meio ambiente como também o é para a vossa carteira. Pedir mais para quê?

Regra nº1: Diz não à compra dos embrulhos!

A mais óbvia mas também a mais difícil de cumprir. Desculpas como “conveniência”, “praticidade” ou “economia” nunca mais vão resultar depois de vos mostrar as próximas dicas.

diz_nao_embrulhos_Desperdício_Zero_Mind_The_Trash_02

Regra nº2: Diz não à fita cola!

“Mas se não utilizar fita-cola, como é que eu acabo de embrulhar os meus presentes?”, perguntam vocês. E a resposta não podia ser mais simples: olhem à vossa volta, vão à vossa cozinha, aos vossos armários, e vejam se podem utilizar algo que tenham por lá escondido! Alternativas ao uso da fita cola plástica é o que não falta ao nosso redor: fios de algodão, cordões, ou até tecidos perdidos de roupas que se estragaram.

Se mesmo assim precisarem daquele pedaço de fita cola para prender aquele teimoso bocadinho de papel que não fica no sítio, já ponderaram substituir a fita plástica por uma de papel?

Na Edição Limitada de Natal da Mind the Trash podem encontrar fita cola de papel e fio de linho na nossa loja. São life-savers aqui no escritório! 

Embrulhos_Desperdicio_Zero_Mind_The_Trash_01

Regra nº3: Dá uso a jornais ou revistas espalhados lá em casa!

Quantos de vocês é que compra um jornal ou uma revista e depois lá o metem no lixo? E porquê, quando há uma imensas coisas que podem fazer para os reutilizar? Agora, tirem 5 minutinhos da leitura deste texto e vão lá reunir todos os jornais que tenham aí por casa!

Já voltaram? Ótimo! Agora sim, podem começar a embrulhar os vossos presentes e dar-lhes um look muito mais rústico e original.

Embrulhos_Desperdicio_Zero_Mind_The_Trash_02

Regra nº4: Aproveita roupa que já não se encontra em bom estado!

E aquela camisa no fundo do armário, que se rompeu e ficou esquecida? Vai continuar a ocupar espaço, ou vão aproveitá-la para espalhar sorrisos nas vossas famílias? Não irão só estar a dar outra vida a uma peça de roupa como vão acabar por ter o embrulho mais bonito da árvore de Natal da casa. E que boa maneira seria de espalhar a mensagem zero waste com todos os primos e tios!

Embrulhos_Desperdicio_Zero_Mind_The_Trash_03

Regra nº5: Guarda os rolos de papel higiénico!

De certeza que já tiveram aquele presente para o qual nunca conseguem arranjar um embrulho bonito por ser demasiado pequeno. Aliás, se nunca passaram por isso, são as pessoas com mais sorte do mundo porque, para mim, isso acaba por ser uma dor de cabeça constante. Felizmente, descobri a melhor solução para este pequeno grande problema: sim, rolos de papel higiénico! Basta dobrarem ao meio e virarem os cantos do dolo para dentro e voilá: tem a caixinha perfeita para embrulharem os brincos ou o colar da melhor amiga!

Embrulhos_rolo_papel_Mind_The_Trash

Regra nº 6: Dá asas à criatividade!

Este é o meu último segredo para vocês nesta época natalícia: a imaginação e criatividade não têm limites. As regras anteriores são apenas uma pequena parte das inúmeras alternativas que vocês podem arranjar para embrulhar os presentes de quem mais gostam. E, cá em casa, sempre ouvi dizer que “A boa vontade faz de longe perto”!

Embrulhos_Desperdicio_Zero_Mind_The_Trash_04

Se, mesmo assim, acharem que não conseguem fazer com que os vossos embrulhos sejam os mais queridos de sempre, deixo-vos aqui alguns vídeos e posts de blogs onde podem encontrar alguma inspiração:

http://trashisfortossers.com/a-guide-to-zero-waste-gift-wrapping/

https://www.goingzerowaste.com/blog/how-to-wrap-presents-zero-waste

https://www.youtube.com/watch?v=IdbTabtYv58

E não se esqueçam: o Natal não é sobre o melhor presente, longe disso, e um embrulho feito por nós vai proporcionar muito mais significado e felicidade a quem o entregamos.

Texto por Sara Costa | Fotografias por Catarina Matos

One thought on “Natal Sustentável: Ideias para Embrulhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *