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Entrevista a Alessandro Rocchi – Fundador da Georganics

Georganics é uma das marcas pela qual temos imenso carinho, não só por nos ter vindo a acompanhar ao longo dos nossos quase 4 anos de existência, mas também pelo facto de sempre nos terem apoiado muito, mesmo antes do lançamento da loja online.  

Temos vindo a acompanhar o seu crescimento (e eles o nosso), e cada vez mais, estamos contentes por a termos trazido para Portugal, mesmo quando havia tantas pessoas céticas em relação a este tipo de produtos. 

Sabiam que a Georganics foi das poucas marcas que fez questão de nos conhecer antes de vendermos os seus produtos? No início de 2017 tivemos algumas vídeo chamadas com o seu fundador e posso afirmar que desde cedo que houve uma ótima relação. Ajudaram-nos com dicas sobre a estrutura do negócio e ainda hoje em dia há uma ótima relação de entreajuda.  

A nossa co-fundadora Catarina Matos, experimentou pela primeira vez as pastas de dentes da Georganics em 2016Um ano antes da Mind The Trash ter nascido, quando a mesma estava a viver em Londres, onde começou a procurar por alternativas mais sustentáveisÉ fã até hoje! 

Por essa razão, queremos partilhar mais sobre esta marca que nos é tão querida através de uma entrevista que fizemos ao seu fundador Alessandro Rocchi. Tal como nós, a Georganics, nasceu de uma necessidade do seu fundador em encontrar produtos que fossem amigos não só da sua saúde como do planetaMas quem melhor para vos contar a sua história que o próprio Alessandro? 

Este é um artigo diferente, mas muito especial. Para nós é muito importante mostrar-vos que por trás das marcas estão pessoas, que tal como vocêslutam todos os dias genuinamente para que haja a mudança que tanto queremos. Esperamos que gostem! 

 

1 – Como é que surgiu a ideia de criar a Georganics?  

Às vezes precisamos de um problema que nos ajude a criar uma boa solução e neste caso para mim, foi a minha experiência de higiene oral que deu origem ao nascimento da Georganics. 

Estive numa luta contra cáriesapesar de fazer as coisas “certas”, como usar pasta de dentes com alto teor de flúor e usar elixires bucais convencionais para tentar reduzir as minhas cáries. Para além disso, mudei também a minha dieta e outros produtos de saúde e higiene mais naturais. Apercebi-me que os sabonetes naturais, desodorizantes e cremes hidratantes não eram difíceis de encontrar, mas não achei nenhuma pasta de dentes que fosse natural e sustentável. Como queria usar um produto assim, decidi criar a minha própria pasta. E foi assim começou que começou a marca.  

 

2 – Como é que descreveriam a vossa equipa? 

equipa_Georganics

Tenho muita sorte em ter uma equipa incrível e dedicada! São todos muito talentosos e motivados. Temos todos em comum o interesse pela sustentabilidade / ética da GeorganicsGostamos de cuidar do nosso planeta e compartilhar nossas últimas trocas sustentáveis, é uma verdadeira sensação de família na quinta. 

 

3 – Ter uma marca sustentável, sempre foi o objetivo ou foi algo que foi surgindo conforme os anos? 

Sempre tive um forte interesse pessoal pelo meio ambiente. Reduzir o meu impacto no nosso planeta sempre foi muito importante para mim e criar uma marca sustentável estava em linha com os meus valores pessoais. Tudo é uma jornada e criar Georganics tem sido uma experiência incrível. É muito gratificante quando sabes que o teu negócio está a ajudar a salvar o planeta. Conheci algumas pessoas incríveis ao criar meu negócio e desenvolvuma verdadeira conexão com empreendedores que têm ideias semelhantes às minhas e construí parcerias. 

 

4 – Todos os vossos produtos são pensados para serem amigos do ambiente. No entanto, no vosso dia a dia como empresa, como é que aplicam a sustentabilidade nas vossas instalações? 

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A sustentabilidade está no centro de tudo o que fazemos, desde os próprios produtos até à embalagem que usamos. Os nossos produtos são criados em torno da natureza, com ingredientes naturais e orgânicos. A nossa embalagem é totalmente livre de plástico e 100% reutilizável, compostável e reciclável. Pessoalmente, gosto de criar novas maneiras de reutilizar materiais, como armazenar ervas de lojas de zero waste nos nossos potes de vidro e usar nossas escovas de dentes de madeira faia para criar rótulos para as plantas. 

Por falar em escovas de dentes, temos um programa de zero para aterros no Reino Unido. Os clientes podem enviar de volta as cabeças das nossas escovas de dentes elétricas ou de madeira de faia e garantimos que sejam recicladas corretamente, pois muitos concelhos no Reino Unido não as aceitam. Isto garante que nenhum dos produtos que fabricamos acabe num aterro sanitário. 

Somos também membros da 1% for the Planet, que garante que a nossa contribuição ambiental seja credível e respeitada. Os mesmos são uma organização reconhecida globalmente que envia centenas de milhões de dólares para organizações sem fins lucrativos ambientais em todo o mundo. Desta forma, 1% de nossas vendas vão para inúmeras organizações sem fins lucrativos através deste programa. 

Para além disso, também temos o certificado COSMOS (Cosmetic Organic Standard), que é o padrão ouro no nosso setor e fornece clareza aos consumidores. 

 

5 – Qual o maior desafio para uma marca de higiene oral natural? 

Mudar a mentalidade das pessoas! A maioria das pessoas hesita em trocar o que já conhece e confiapor algo que seja diferente. Um desafio que enfrentamos é ganhar a confiança para, em primeiro lugar, tentar algo novo e, em seguida, convencer os clientes a dar tempo para se adaptarem. Na higiene oral, os ingredientes sintéticos são mais familiares e, portanto, os clientes confiam em grande escala em comparação com as opções naturais. O nosso desafio como marca é encorajar as pessoas a confiar no poder da natureza e nas propriedades naturais eficientes dos nossos ingredientes. 

 

6 – Criar um produto é sempre um desafio. Quais os obstáculos que tiveram para criarem os produtos da Georganics? 

Eu diria que inicialmente foi o de conseguir adquirir tudo de acordo com os valores da empresaÉ, e sempre foi, muito importante para mim que os produtos sejam feitos de forma natural, orgânica e ética, que funcionem em sintonia com o nosso corpo e não contra ele. A embalagem sustentável, reutilizável e reciclável também foi muito importanteComo empresário, quando se olha para as embalagens não sustentáveis, vemos o quão fáceis de encontrar e baratas são, e por isso, é tão tentador para quem está a entrar no mercado, mas para mim, não foi algo que considerasse como opção. 

 

7 – Como descrevem a Georganics em 3 palavras? 

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Natural, Sustentável e Consciente. 

 

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