Produtos de limpeza naturais

Detergentes Naturais: Como Usar? [ Guia Completo ]

Quem não gosta de ter a casa limpa e arrumada com aquele cheirinho a lavado? Todos nós, não é? Não sei se tiveram tempo para ler o nosso artigo anterior sobre poluição doméstica, mas uma das conclusões a que chegamos lá é que sem dúvida alguma, a palavra limpeza nem sempre é sinónimo de pureza e saúde.

Todos os dias rendemo-nos aos mais variados detergentes dos supermercados com aromas incríveis, com embalagens super coloridas e que prometem lavar a nossa casa de uma ponta à outra sem deixar qualquer tipo de sujidade para trás! O que não vemos com atenção são os rótulos dos mesmos. E quando falo em produtos de limpeza, refiro-me aos detergentes para lavar o chão, os vidros, a roupa e a loiça. Nenhum escapa, acreditem!

E por isso vamos ajudar-vos  a perceber como podem utilizar alguns detergentes naturais que temos na nossa loja online e de que forma eles vos ajudam a reduzir o desperdício e a melhorar a saúde da tua casa.

 

Detergentes sustentáveis

Com toda a preocupação ambiental que tem vindo a surgir, os detergentes naturais  têm aparecido como a alternativa ideal aos detergentes convencionais. E já não era sem tempo!

Antigamente, muito antes de aparecerem as alternativas industrializadas de produtos de limpeza, era típico utilizar-se sabão azul e branco, que para além de ser multiusos não possuía embalagem, ao contrário do que achamos hoje em dia nos supermercados que normalmente vem embalado em plástico.

Contudo, também isso está a mudar, e cada vez mais aparecem soluções ecológicas que prometem ajudar a limpar a nossa casa ao mesmo tempo que cuidam do nosso planeta nos supermercados. No entanto grande parte deles ainda possuem um grande problema: a embalagem e a veracidade por trás da palavra ‘ecológico’.

A meu ver, não é nada coerente produzir um produto e rotulá-lo de amigo do ambiente, enquanto que a sua embalagem é feita de plástico ou bioplástico. A melhor alternativa é sempre aquela que causa o menor desperdício possível. 

Por isso uma dica super importante que vos dou quando forem escolher o vosso detergente é analisem tudo. Analisem o rótulo, a embalagem a própria marca, tudo!

 

1. Rótulo

O rótulo é sem dúvida uma das partes mais importantes para ter em atenção. Já vi alguns detergentes nos supermercados que dizem ser amigos do ambiente, mas depois têm na sua fórmula SLS ou parfum, por exemplo. Aqui, é muito comum encontrar o símbolo de corrosivo ou de prejudicial ao meio aquático. 

Para um detergente ser verdadeiramente natural tem de ser biodegradável, ou seja, ter apenas ingredientes naturais de origem vegetal que se dissolvem facilmente na água sem prejudicar o ambiente. E para além disso não pode conter fragrâncias artificiais. Normalmente são perfumados com óleos essenciais ou não apresentam qualquer tipo de aroma.

 

2. A Embalagem

Cada vez mais têm vindo a aparecer produtos de limpeza que se dizem ser sustentáveis, contudo há sempre um pequeno pormenor que costuma continuar sempre presente: a embalagem de plástico.

Um produto só é sustentável se toda a sua produção estiver dentro desse conceito e a embalagem não é exceção. Quando compramos um produto amigo do ambiente, esperamos diminuir o nosso desperdício e comprar um produto com uma embalagem de plástico sem dúvida alguma, que não nos vai conseguir ajudar a atingir esse objetivo.

Mesmo que seja reciclável o melhor é sempre não trazer plástico para casa. É super importante pesquisarmos sempre alternativas que nos ajudem realmente a diminuir o nosso lixo.

Não nos podemos esquecer da reduzida percentagem de plástico que é atualmente reciclada em Portugal. Em 2018,  apenas foram recicladas 72 mil das 600 mil toneladas de plástico que foram produzidas nas nossas casas, segundo a Associação Zero

Segundo a MAGG, a Sociedade Ponto Verde afirma que a reciclagem cresceu 11% em Portugal em 2019, o que significa que 175 mil toneladas de resíduos foram direcionados para a reciclagem. Contudo, o material mais reciclado por nós portugueses foi o vidro que apresentou um aumento de 10%, enquanto que apenas foi reciclado 16% de papel, 13% de alumínio e apenas 5% de plástico! Um valor ridículo, uma vez que já estamos fartos de saber dos malefícios que este apresenta para o ambiente.

Por isso, mesmo que tenham a intenção de reciclar, evitem ao máximo trazer plástico para casa. Dizer não ao plástico é meio caminho andado para o sucesso desta luta sustentável!


Apostem em produtos de limpeza que venham em frascos de vidro, cartão ou então que sejam vendido a granel. Assim podem levar o vosso recipiente, encher com a quantidade que precisam e sem precisar de descartar uma embalagem no final!

 

Sabonete para a Loiça Mind The Trash

Sabonete Artesanal

Depois de percebermos todos os perigos por trás dos detergentes de lavar a loiça e após a nossa fundadora Catarina Matos ter experimentado inúmeros sabonetes para a loiça que não apresentavam bons resultados, decidimos fabricar o nosso próprio sabonete artesanal para a loiça. Desta forma queríamos garantir a boa funcionalidade do produto, boas condições de trabalho, que não é testado em animais, que é produzido com ingredientes naturais e veganos e que a embalagem é produzida em Portugal com materiais que podem ser compostados e totalmente livre de plástico! 

A sua fórmula é feita a partir de ingredientes orgânicos e óleos essenciais, não contendo assim os típicos conservantes, parabenos e corantes artificiais que são encontrados normalmente neste tipo de produtos. 

Sempre que decidimos fabricar um produto com a nossa marca Mind The Trash, fazemos questão que este seja fruto de produção nacional e produzido artesanalmente e este sabonete não é diferente.

 

Embalagem

Confesso que a embalagem é sempre uma das grandes preocupações que nós temos quando queremos lançar um produto Mind The Trash. Pode parecer fácil, mas a escolha da embalagem é muito importante porque por vezes pode alterar o produto e diminuir a qualidade do mesmo. 

Muitas embalagens contêm uma fina camada de plástico e são amplamente usadas em cosmética. A nossa escolha, recaiu sobre o papel kraft, que não é comummente usado por ser extremamente absorvente e poder ficar manchado com facilidade. Contudo, é 100% reciclado e reciclável e pode ser muito facilmente compostado. Possui ainda o certificado FSC que garante que o papel é proveniente de fontes responsáveis!

 

Como usar? 

O sabonete da loiça deve ser utilizado tal como um sabonete normal, mas recomendamos que passe a esponja ou a escova da loiça molhada sobre o mesmo e esfregue por cerca de 2 segundos. Depois é só lavar normalmente e enxaguar.

 

Flocos de Sabonete Mind The Trash

Flocos de Sabonete

Sabem do que é que são feitos os nossos flocos de sabonete? Das aparas do nosso sabonete para a loiça!

Como a redução do desperdício é para nós um ponto importante, decidimos reutilizar as aparas que sobram do nosso sabonete e assim trazer uma nova forma de poderem lavar a vossa casa. São muito fáceis de se dissolver em água e podem utilizar para lavar o vosso chão e a vossa roupa (à mão ou na máquina). Para terem uma noção, cada embalagem de 1kg dá para sensivelmente 150 lavagens na máquina de lavar a roupa. Aqui é importante saberem a dureza da vossa água que poderá influenciar a quantidade usada e a qualidade da lavagem.

Tal como o sabonete para a loiça, os flocos são produzidos artesanalmente em Portugal e não possuem qualquer tipo de conservantes, parabenos e corantes artificiais.

 

Dica:
Caso queiram fazer detergente para lavar a roupa e guardar têm sempre de utilizar um conservante natural, por exemplo ácido cítrico. A adição de água sem conservante irá ajudar na criação de microorganismos, como bactérias e fungos, podendo com o tempo apresentar indicações da sua presença como alteração da viscosidade.

 

Como usar? 

Lavar a roupa 

Versão Sólida

1º Coloquem 1 a 2 colheres de sopa diretamente no tambor da máquina ou na gaveta;

2º Para retirar melhor nódoas de gordura, adicionem uma colher de sobremesa de carbonato de cálcio;

3º Lavem com temperatura da água acima dos 40º para dissolver bem os flocos.

 

Versão Líquida

1º Dissolvam 5 colheres de sopa bem cheias de flocos de sabonete em 1 litro de água quente;

2º Adicionem um conservante à escolha – quantidade a adicionar deverá ser de acordo com as recomendações do fabricante;

3º Utilizem cerca de 150ml do líquido por lavagem e lavar acima dos 40º.

 

Lavar o chão

1º Coloquem uma colher de sopa de flocos em 5 litros de água bem quente;

2º Com a ajuda da esfregona mexam a água para ajudar os flocos a dissolver;

3º Lavem o chão de seguida.

 

NOZES DE SAPONÁRIA 

Nozes de Saponária

As nozes de saponária são os frutos de uma árvore originária da Índia, que é muito conhecida como a “saboneteira”. Apesar de serem apelidadas de nozes, elas são as cascas secas dos frutos e nelas está contida a saponina que é o que vai produzir a espuma tal e qual como se fosse um sabonete, assim que entra em contacto com a água. 

São uma alternativa ideal aos detergentes convencionais, uma vez que não poluem a água e são biodegradáveis! Podem usá-las para lavar a roupa, a loiça ou como detergente para limpar os vidros e repelente de insectos.

Para quem tem pele mais sensível é uma boa opção porque as nozes de saponária têm propriedades hipoalergénicas e por isso serem tão recomendadas na lavagem da roupa de bebé ou para peles mais sensíveis ou dermatites.

 

Final de Vida 

Como são biodegradáveis e compostáveis, quando já não estiverem aptas para utilização, podem colocar no vosso compostor ou reutilizadas como fertilizantes para o vosso jardim.

 

Como usar ?

Ao adquirir as nozes estas já se encontram partidas em metades, por isso basta seguir as indicações a seguir:

Para lavar a roupa

1º Coloquem o pequeno saco de algodão fornecido, que se encontra dentro da embalagem, com aprox. 4 a 6 metades de nozes;

2º Coloquem dentro do tambor da máquina de lavar roupa, juntamente com a roupa. 

Nota: Se a água for de dureza elevada, coloque 10 metades de nozes. Cada dose pode ser utilizada 2 vezes num programa a 40ºC e 1 vez num programa a 60ºC.

 

Para lavar a loiça ou usar como detergente de limpeza para a casa

1º Fervam as nozes em água, numa proporção de aproximadamente 16 metades de nozes para 1L de água. 

2º Coem e utilize a água resultante da fervura.

 

Dica: Para perfumar, adicione algumas gotas de óleo essencial à escolha. Caso o queira tornar num desinfectante adicione vinagre ou óleo essencial da ou adicione vinagre (ou óleo essencial de árvore do chá) para o tornar desinfectante.

 

Detergente Vegetal

Detergentes Naturais

Agora que já falámos das nozes de saponária, está na altura de conhecerem o detergente vegetal da Move and Wash, que é feito apenas deste ingrediente natural. 

A sua fórmula apenas tem as nozes de saponária como ingrediente.Como é extremamente concentrado, podem utilizar pouquíssima quantidade para uma limpeza eficaz. E o melhor é que também é um produto multiusos e por isso ajuda tanto a desengordurar a loiça como a lavar o chão e superfícies. 

Uma coisa  que nos agrada imenso neste produto, é o mesmo ter como embalagem um frasco de vidro, na versão de 125 gr e uma embalagem de cartão, na versão de 325 gr.

 

Como usar?

Por ser um produto tão versátil, podem utilizá-lo em versão líquida ou em versão sólida.

 

Lavar a roupa

Máquina de Lavar:

Coloquem 1 colher de chá diretamente no tambor da máquina.

À  Mão: 

1º Coloquem uma colher de chá num recipiente e colocar água. 

2º Mexam até criar espuma.

 

Lavar a Loiça

Máquina de Lavar

Coloquem 1 colher de chá no compartimento do detergente.

À  Mão

1º Coloquem 1 colher de chá de detergente num recipiente e adicionar água.

2º  Mexam até se dissolver.

 

Lavar o chão e superfícies

1º Coloquem 1 colher de chá num balde e juntar água.
2º Mexam para se dissolver.

 

Caso prefira versão líquida

Detergente líquido para lavagem de roupa manual

Misturem 8 colheres de chá para 1L de água.

 

Detergente líquido para máquina de lavar loiça

1º Misturem 8/10 colheres de chá para 1L de água.
Dica: Para obter um gel poderá adicionar 1 colher de chá  Goma Guar.

2º Adicionem 1 colher de Ácido Cítrico no compartimento do abrilhantador.

 

A Move and Wash afirma que não existe a necessidade de fazer versão líquida pois juntar somente o pó e o ácido cítrico como abrilhantador já dá ótimos resultados.

 

Atenção!
Caso pretendam fazer detergente líquido para a máquina de lavar roupa e guardar para futura utilização, têm de misturar um conservante natural como o Ácido Cítrico, e guardar num local fresco por 1 mês. É importante agitar bem antes de cada utilização.

 

Ácido Cítrico 

Ácido Cítrico

O ácido cítrico é um ácido orgânico fraco que tem a capacidade de se dissolver muito facilmente em água. É um produto bastante versátil uma vez que colocado em água, torna-se um ótimo desinfetante.

Ajuda imenso na limpeza da nossa casa. Pode ser utilizado como amaciador da roupa, conservante natural, descalcificante e ainda abrilhantador. O ácido cítrico da Move and Wash é livre de perfume e corantes sintéticos e o melhor é que vem embalado num frasco de vidro.

 

Como usar?

Amaciador da Roupa

1º  Misturem 10gr de ácido cítrico com 100ml de água
2º  Coloquem no compartimento do amaciador


Conservante Natural

1º Dissolvam 2 colheres por cada Litro de água
2º  Adicionem ao detergente caseiro 

 

Abrilhantador

Misturem 15 gr de ácido cítrico com 100 ml de água.

 

Descalcificante

Misturem 150gr de ácido cítrico a 1L de água

 

Oxigreen 

Oxigreen

Sabem aqueles produtos que prometem branquear e remover as nódoas, só que estão cheios de substâncias tóxicas e normalmente vêm embalados em embalagens de plástico?

O Oxigreen da Move & Wash é uma ótima alternativa a esses produtos, uma vez que é feito à base de percarbonato de sódio puro! Pode ser utilizado para tirar nódoas quer de roupa branca quer de roupa colorida.Contudo, recomendamos a fazer primeiro um teste numa parte da roupa que não seja tão visível, no caso de tecidos mais delicados.

 

Como usar?

Lavar na máquina

Coloquem 1 a 2 colheres de sopa no compartimento do detergente

 

Tirar Manchas difíceis

1º Coloquem 5 colheres de oxigreen num recipiente e junte água morna.

2º Mexam até formar uma pasta. 

3º Apliquem diretamente na mancha.

 

Goma Guar

Goma Guar

A goma guar é feita à base de feijões guar triturados que são cultivados essencialmente na Índia e no Paquistão. Por ser um agente gelificante e espessante, é ideal  para fazer detergente para a loiça e para a roupa. 

Tal como todos os produtos da move and wash, a goma guar vem embalado numa embalagem sem plástico!

 

Como usar?

Podem juntar às Nozes de Saponária

1º Misturem 1 Colher de Goma de Guar com 1 litro de extrato de nozes.
2º Utilizem a liquidificadora para mexer a solução

 

Podem  juntar ao Detergente Vegetal

1º Misturem 1 colher de Goma Guar com 1 Litro de água.
2º Utilizem a liquidificadora para mexer a solução e adicione mais 5 colheres de detergente.

 

Removedor de nódoas

Removedor de Nódoas

As nódoas podem por vezes ser um autêntico pesadelo e super difíceis de nos vermos livres delas. Ás vezes dou por mim com uma nódoa que nem muito bem de onde veio e depois para a tirar custa imenso.

A primeira vez que a nossa fundadora Catarina Matos usou o produto, foi quando vivia em Londres e ficou rendida! Este removedor de nódoas em barra da Living Naturally é feito de ingredientes biodegradáveis e ajuda a retirar nódoas de relva, vinho tinto, ketchup, sangue e muito mais.Não polui a água, não tem perfumes e corantes artificiais, tudo o que procuramos num produto sustentável

Pode ser utilizado nas nódoas de golas, mangas, em estofos, carpetes e roupas de limpeza a seco.

 

Como usar? 

Roupa normal 

1º Molhem a nódoa e a barra com água. 

2º Esfreguem a barra na nódoa como recomendado*. 

3º Deixem repousar por 5 minutos e lave como preferir.

 

Estofos, tapetes e roupas de limpeza a seco

1º Esfreguem uma esponja molhada na barra para criar espuma.

2º  Esfreguem a barra na nódoa como recomendado* 

3º Logo de seguida usem uma esponja limpa molhada para remover os resíduos de produto. Para nódoas mais difíceis pode ser necessário um segundo tratamento.

 

*Façam um teste na peça numa zona menos visível. Tomar cuidado extra com as roupas de limpeza a seco.

Deixe uma resposta