Cuidados a ter quando se tem um cabelo branco ou grisalho!

 
Mais do que um sinal do avanço da idade, ter cabelo branco ou grisalho é agora uma tendência! Devido à pandemia, muitos cabeleireiros tiveram de fechar, e por isso, muitas pessoas decidiram deixar o seu cabelo ao natural.  Antigamente, havia muito a preocupação em os esconder, e há ainda quem o faça, no entanto, são cada vez mais as pessoas que têm vindo a descolorar e a pintar o cabelo, para que este fique com uma cor linda como o branco ou o cinza.

Contudo, o mesmo precisa de
cuidados especiais, uma vez que este fica mais quebradiço, seco e tem a tendência a amarelar com o passar do tempo.

E por isso, queremos hoje falar como cuidar de um cabelo branco ou grisalho, para que este fique sempre com um aspeto saudável e brilhante. 

 

Porque é que o cabelo fica branco ou grisalho?

Antes de falarmos dos cuidados a ter com o cabelo branco ou grisalho é importante perceber o porquê de ele aparecer e o que causa o seu amarelecimento. 

Com o passar dos anos, o nosso cabelo tem tendência a perder a sua cor original e começam a aparecer fios brancos ou grisalhos, consoante se o nosso cabelo é mais claro ou escuro. Mas porque é que isto acontece? 
 
Com o passar dos anos, as células que se encontram na raiz e que produzem melanina (proteína que tem como função dar cor, tanto à nossa pele como ao nosso cabelo), vão morrendo gradualmente. Isto faz com que deixe de haver a produção de cor e os fios de cabelos comecem a nascer sem cor, como se podem ver na imagem a seguir. 

No entanto, isto não acontece apenas por causa do avanço da idade. Existe cada vez mais pessoas que começam a ter cabelos brancos a partir dos 20 anos, por exemplo. Segundo a dermatologista Dra. Celina Botelho, uma das grandes razões de isto acontecer a pessoas mais jovens, está ligado à genética, contudo existem outros fatores que têm a ver com o estilo de vida e hábitos. 

 

“O cabelo também envelhece, por isso deve-se evitar o que gera stresse oxidativo. Logo, é muito importante ter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, evitar tabagismo, poluição e exposição solar intensa” 

– Dra. Celina Botelho, numa entrevista à All Things Hair 

 

O que provoca o seu amarelecimento? 

Um dos maiores desafios para quem tem o cabelo branco ou grisalho é manter a sua cor bonita por muito mais tempo. A falta de pigmentação torna-o mais sensível a danos e principalmente a impurezas que se vão acumulando, deixando-o assim com um aspeto amarelado 

Antes de vos ajudarmos a tratar dessa situação, vamos mostrar-vos algumas razões para de isto acontecer. Porque não basta usar bons produtos para o cabelo, também há que ter em conta outros fatores externos e os vossos hábitos. 

 

1. Usar aparelhos para o cabelo 

Às vezes quando queremos ter um penteado diferente, recorremos a aparelhos como modeladores, alisadores e secadores, mas é preciso ter muito cuidado. Este tipo de ferramentas deixam os fios de cabelo mais amarelados, uma vez que as altas temperaturas dilatam as cutículas, permitindo assim que haja uma maior absorção de impurezas e a oxidação da cor. 

Segundo o blog Segredos de Salão, água do banho muito quente também tem o mesmo efeito. Não tanto, como esses aparelhos porque têm uma temperatura muito superior, mas também dilata os poros. O conselho é quando estiverem a lavar o cabelo, optem por água fria ou morna, isso ajuda muito a manter o aspeto saudável. 

 

2. Fatores externos 

Durante o dia-a-dia estamos expostos a imensas coisas que nem fazemos ideia ou que nem nos lembramos, que têm consequências para o nosso cabelo. 

Por exemplo, quando pensamos proteger-nos do sol, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a pele. No entanto, sabiam que o nosso cabelo também é afetado pela exposição solar? Os raios ultravioletas, provocam a oxidação da cor do cabelo ao mesmo tempo que o deixam mais seco e danificado. 

E não é só isso! A poluição, a água salgada do mar, o cloro da piscina, produtos que costumamos usar no cabelo, o fumo dos transportes do tabaco e das fábricas, também danificam os cabelos, principalmente os brancos que estão mais desprotegidos, devido à sua falta de pigmentação e fragilidade. 

 

3. Produtos de Cabelo 

Os produtos normais de cabelo, tendem a ser muito agressivos para cabelos mais delicados, como os cabelos brancos. E por isso, é mesmo preciso que optem por produtos que foram desenvolvidos para este tipo de cabelos. Produtos como mousses e sprays de fixação, por exemplo, danificam, secam e promove o amarelecimento do cabelo, e por isso, é preciso evitar ao máximo o seu uso. 

 

Como cuidar dos cabelos brancos? 

Com o tempo, o cabelo não só perde a sua pigmentação, como também a sua força e textura. Isto varia muito de pessoa para pessoa, por questões genéticas e pelo estilo de vida de cada um. No entanto, há pessoas que ficam com o cabelo bem mais fino e outras sentem um aumento da sua espessura. Já para não falar, de que existe um grande desafio para quem tem o cabelo branco, que é impedir os tons amarelados!  

 E por isso, vamos dar-vos algumas dicas de como podem cuidar do vosso cabelo branco, mantendo sempre o seu aspeto saudável e luminoso. 

 

1. Usar um champô próprio 

Como o cabelo encontra-se fragilizado pela redução de melanina, é muito importante que se escolha um champô que não seja agressivo para o couro cabeludo e que não possua sal na sua fórmula. 

Atualmente existem imensos champôs no mercado, que prometem cuidar dos cabelos brancos e grisalhos, ao mesmo tempo que ajudam a impedir que fiquem amarelados, mas a que custo? Tal como os champôs normais, estes tipos de champôs também contribuem para a poluição da água, já para não falar das suas embalagens e listas enormes de ingredientes que muita gente não tem noção do que são. 

E foi a pensar nisto, que recentemente lançámos o nosso champô para cabelos brancos e grisalhos! Tal como todos os nossos champôs sólidos, este é produzido de forma artesanal em Portugal e feito à base de ingredientes naturais, de origem vegetal e orgânicos.  

shampoo sólido

 

Decidimos desenvolver este champô sólido, porque muitos dos nossos clientes estavam à procura de um que lhes ajudasse a tratar dos seus fios de cabelo brancos de forma natural e amiga do ambiente. 

 

Mas como é que o nosso champô sólido ajuda a cuidar dos cabelos brancos?

 A nossa fórmula foi pensada, para prevenir o amarelecimento dos fios de cabelo brancos, ao mesmo tempo que os hidrata e fortalece desde a raiz. O ingrediente chave é a Flor de Centáurea, que ajuda a neutralizar os tons indesejados.  

flor de centaurea_mindthetrashImagem: Flores Wiki 

 

Podem conhecer mais sobre o nosso champô sólido para cabelos brancos e grisalhos, aqui!

 

2. Hidratar é fundamental 

 Devido à falta de pigmentação, um cabelo branco, tende ainda mais a sofrer com os mesmos, e por isso, tende a ficar sem vida, mais áspero e quebradiço. Se sentirem que é o vosso caso, é muito importante que utilizem uma máscara de hidratação, pelo menos uma vez por semana. 

 Caso costumem utilizar aparelhos de calor (modeladores, alisadores e secadores) é muito importante que não se esqueçam de o fazer para que o cabelo não comece a ficar fraco e com tendência a partir mais facilmente. 

 

3. Proteger do Sol 

Como dissemos no ponto anterior, a exposição solar danifica o cabelo, e por isso, é necessário que tenhamos alguns cuidados extra, principalmente no Verão. E porquê? 

Não é só por estar mais calor, mas há uma coisa que nesta estação do ano acontece muito, que são as idas à praia e à piscina. Para além do calor e do sol, o sal do mar e o cloro vão reagir com a radiação UV, o que pode deixar os fios de cabelo com um aspeto não tão saudável. 

Aqui uma dica que podemos vos dar, é o uso de produtos que são bons para proteger o seu cabelo dos raios UV. Segundo a All Things Hair, pode-se usar óleo de argão ou óleo de coco, no entanto, é preciso ter cuidado com o primeiro. Isto porque, pode deixar o cabelo amarelo. Se o for aplicar, coloque muito pouco e apenas nas alturas em que sabe que vai estar exposta aos raios solares durante muito tempo. 

Mas de facto estes óleos ajudam a proteger dos raios ultravioletas e hidratam e protegem o cabelo, uma vez que possuem Ómega 9, Ómega 6 e Vitamina E.  

Deixe uma resposta

Options