Champô Sólido Mind The Trash – Guia Completo

Não imaginam a dificuldade que foi encontrarmos o champô sólido perfeito. Após várias tentativas e vários testes, a nossa fundadora Catarina Matos, conseguiu há 1 ano criar os champôs sólidos Mind The Trash.

Formulados de forma a cativar os mais céticos a mudarem para uma alternativa natural e orgânica, vegana e desperdício zero, os nossos champôs são produzidos em Portugal em parceria com duas fábricas portuguesas e têm sido um sucesso!

Como ainda é um produto que  levanta algumas questões por ser recente no mercado e muitas pessoas ainda não estão familiarizadas, decidimos criar um guia completo com as perguntas que mais nos fazem sobre champôs sólidos.

Neste artigo vais encontrar:

    1. Porque devemos utilizar champô sólido?
    2. Porque há champôs sólidos que não funcionam?
    3. Champôs Sólidos Mind The Trash
    4. Como usar Champô Sólido?
    5. Dúvidas mais frequentes!

Porque devemos utilizar champô sólido?

Existem hábitos que parecem ser tão inocentes no nosso dia a dia, que muitas das vezes não damos conta que estamos a prejudicar o meio ambiente. E uma delas é sem dúvida, lavar o cabelo. 

Quando pensamos em champôs sólidos, pensamos essencialmente na quantidade de embalagens de plástico que vamos deixar de trazer para nossa casa, mas existe um lado super importante para começares a utilizar este tipo de champô.

Segundo a News Medical – Life Sciences , cada vez mais são encontrados produtos tóxicos na água, que para além de prejudicar toda a vida marinha e plantas, prejudicam a nossa saúde. E sabes de onde são provenientes essas substâncias? Da maior parte dos produtos que utilizamos para a nossa higiene, como os champôs!

De acordo com o relatório Sustainable Water: Chemical Science Priorities e segundo a News Medical – Life Sciences, os trabalhos de tratamento de águas residuais não são capazes de impedir que todos os produtos químicos utilizados em muitos produtos domésticos sejam devidamente destruídos durante o processo. O que é bastante grave, porque muitos deles encontram o caminho para  o meio ambiente e são tóxicos.

Uma das substâncias mais encontradas em exames toxicológicos à água são os parabenos. São frequentemente encontrados em produtos de cosmética, porque uma das suas propriedades é aumentar a validade dos produtos. Contudo, apesar de ainda existir alguma discórdia, os parabenos têm vindo a ser associados ao cancro da mama.

Podes ver mais sobre os riscos dos parabenos , aqui!

Como é que os champôs sólidos podem ajudar a diminuir este impacto?

Os champôs sólidos não são só a melhor alternativa a nível de embalagem, como também a nível de ingredientes que possuem na sua composição. Os ingredientes naturais para além de serem super benéficos para o cabelo, não são prejudiciais quando se misturam com a água.Para além disso, duram muito mais tempo que os champôs que costumamos comprar no supermercado!

Queres mais vantagens para usares Champô sólido?

  1. São fáceis de transportar! ( mais logo dizemos-te como! )
  2. Consomem menos recursos durante o processo de fabrico.
  3. São mais fáceis de armazenar. ( tens de ler o artigo até ao fim para descobrir!)
  4. Vais deixar de ter a tua casa de banho cheia de plástico!

Porque há champôs sólidos que não funcionam?

De momento no mercado já existem diversos champôs sólidos e muitos não resultam pois a formulação utilizada é a mesma para fazer sabonetes para a pele, e não deve ser.
A pele tem um pH diferente do cabelo pelo que, ao não respeitarmos esta diferença, o cabelo pode ressecar, haver um aumento da energia eletrostática nos fios e surgir pontas espigadas com facilidade. As cutículas tendem a abrir e o resultado é um cabelo sem brilho e difícil de pentear.

Champôs sólidos Mind The Trash

Os Champôs Sólidos Naturais Mind The Trash, foram formulados de forma a respeitar o pH do cabelo, hidratando-o e nutrindo-o com ingredientes naturais, de origem vegetal e orgânicos. 

Desde o início que o nosso objetivo fazer um produto sustentável, amigo da nossa saúde e do ambiente. E por isso, todos os nossos champôs não possuem conservantes, parabenos ou corantes artificiais. Para além disso, são 100% veganos e não são testados em animais!

Os nossos champôs sólidos são embalados em cartão Cartão Kraft 100% reciclado, 100% reciclável e compostável! Para além disso, possuem certificado FSC, que garante que todos os materiais têm como origem florestas bem geridas e que oferecem benefícios ambientais, sociais e económicos. E ainda Certificação GreenStar System 5 estrelas!

Podes conhecer todos os nossos champôs sólidos aqui!

Champô Sólido Espuma Fácil vs Champô Sólido Com Condicionador

Como referimos acima, os nossos champôs foram formulados para cativar os céticos. Há quem não se importe de lavar o cabelo com sabão azul e branco, aplicar vinagre, ou não lavar o cabelo de todo. Contudo, não é o que se passa com a maioria da população e é a esses que queremos chegar e cativar à mudança.

Por essa razão, decidimos lançar duas séries de champôs: O espuma fácil e o champô com condicionador.

Os nossos champôs série Espuma Fácil contêm SCS (Sodium Coco Sulfate), um tensioativo aniónico (espumante,detergente, umectante, solúvel em água e biodegradável), de origem vegetal permitido em cosmética natural pela ECO-CERT e/ou Sodium Cocoyl Isethionate, tensioativo aniónico (espumante,detergente, umectante, solúvel em água e biodegradável) de origem vegetal sem sulfatos. 

 

Como usar champô sólido?

1º Molha bem o cabelo

Garante que o teu cabelo encontra-se bem molhado desde a raiz até às pontas

 

2º Passa o teu champô por água

Para que possas tirar o máximo partido da sua espuma, é importante passares o teu champô sólido por água antes do aplicares.

 

3º Aplica o teu champô sólido

Aqui tens duas opções! Podes aplicar diretamente no cabelo ou podes esfregar o champô nas mãos e só depois aplicar no teu cabelo.Em caso de dúvida podes sempre fazer um mix do dois.

 

 

4º Pousa o champô e Enxagua o cabelo

É bastante importante que após a sua utilização, guardes o teu champô sólido num sítio onde não haja contacto com a água. Pode por exemplo utilizar uma saboneteira.

5º Penteia e seca o teu cabelo

Continua com a tua rotina normal de cuidado de cabelo

 

Dúvidas mais Frequentes sobre o champô sólido!

1º Quantas lavagens posso fazer com 1 Champô sólido?
Um champô dá para aproximadamente a 50 a 70 lavagens. Contudo, depende muito da quantidade de produto que aplicamos em cada lavagem.

2º Os homens podem utilizar o nosso champô?
Os nossos champôs são formulados tanto para homens como para mulheres mas o que tem o aroma “mais masculino”, é o cabelos normais com condicionador.

3º As crianças podem usar champô sólido?
As crianças podem utilizar champô sólido a partir de 1 ano! É necessário ter em atenção, se as mesmas são alérgicas a óleos essenciais. Caso sejam, não devem usar. Para além disso, deve-se ter cuidado na aplicação do champô. Evitar que a espuma vá para os olhos porque pode provocar ardência.

4º Os vossos champôs ajudam na caspa? 
Os nossos champôs não foram formulados para este tipo de problemas capilares, mas temos tido feedback de alguns clientes de que o nosso champô tem ajudado.

(pode ver todo o feedback no nosso instagram , nos destaques “Vosso feedback”)

5º Porque é que os champôs vêm embrulhados em papel sulfito?
Como os champôs possuem na sua composição óleos naturais e o papel Kraft é muito absorvente, as embalagens podem ficar com manchas de gordura. Inicialmente não tínhamos este papel mas começámos a ter muitas embalagens danificadas com as manchas. Assim, decidimos colocar.

6º Como escolher o meu champô? 

Primeiro devemos analisar a raiz: é seca? Oleosa? Normal? 

Quantas vezes lavo o cabelo por semana? Lavo todos os dias? Dia sim dia não?

As nossas recomendações são:

  • Lavo todos os dias, raiz oleosa: champô cabelos oleosos
  • Couro cabeludo seco e cabelo seco: champô cabelos secos
  • Lavo dia sim dia não mas até aguentava mais um dia só que já não fica com muito bom aspeto: cabelos normais, cabelos loiros ou cabelos com coloração
  • Cabelo fino e quebradiço: champô cabelos com coloração.
  • Cabelo fino e quebradiço com tendência a ser um pouco oleoso: coloração espuma fácil
  • Cabelo fino, quebradiço e um pouco seco: coloração com condicionador

Atenção, isto são só recomendações. Não invalida que não se faça a escolha certa à primeira.

7º Como posso transportar o meu champô para o ginásio?

A pensar nas deslocações que fazemos, seja em lazer ou não, decidimos lançar um champô tamanho viagem, com 25gr, ideal para transportar na mala!

Este champô, devido ao seu tamanho mais reduzido, demora menos tempo a secar.

Para transportar, podes reutilizar qualquer caixa que tenhas em casa. Porque não aproveitar uma caixa de um creme que já tenha terminado? Importante, mal chegues a casa, abre a caixa para que possa secar totalmente. Um champô sólido, tal como um sabonete, poderá ficar mole se estiver sempre húmido.

8º Como guardar o champô sólido? 
Caso não tenham uma saboneteira, não precisam de gastar dinheiro em artigos novos. Podem sempre aproveitar uma meia de vidro que já esteja estragada, cortar a parte do pé, e usá-la para colocar o champô lá dentro. Depois, basta pendurar e está sempre pronto para usar! Nem precisam de retirar da meia! 

9º Qual é o pH do champô ?
O pH dos nossos champôs variam entre 6 a 7.

10º Tenho o cabelo extremamente seco e/ou encaracolado. Qual o melhor champô para mim?
O melhor champô seria o para cabelos secos. Contudo, não nos podemos esquecer que se tiveremos o cabelo comprido, devemos ter mais cuidados. Assim, não nos devemos focar somente no champô e garantir que fazemos uma máscara de hidratação, uma vez por semana por exemplo.

 

Partilha connosco se já experimentaste os nossos champôs e qual o teu preferido!! 

 

 

2 thoughts on “Champô Sólido Mind The Trash – Guia Completo

    • Catarina Matos says:

      Olá Daniela, Obrigada pelo contacto =) Como não tem o cabelo muito oleosos, recomendo o champô para cabelos normais espuma fácil. O com condicionador já não será uma boa opção pois não irá ajudar com a oleosidade. Se tiver o cabelo muito fino e quebradiço, recomendo o champô cabelos com coloração espuma fácil. Relativamente às pontas secas, tem de aplicar sempre uma máscara de hidratação pois o comprimento do cabelo precisa sempre de mais cuidados para se manter brilhante e hidratado, só o champô não é suficiente. Espero ter ajudado! Se quiser mais informações não hesite em contactar-nos sempre por telefone entre as 9h e as 17h, ou enviar um e-mail =)

Deixe uma resposta