Como diminuir o consumo de Cápsulas de Café Descartáveis?

A tendência de beber café em cápsulas tem vindo a aumentar em Portugal. Apesar do nosso consumo ser maioritariamente fora de casa, segundo um estudo TGI da Marktest, cerca de 4,6 milhões de portugueses consomem, em casa, café em cápsulas. Considerando este número, é importante percebermos de que forma este consumo está a prejudicar o meio ambiente.

Para onde vão todas as cápsulas que são consumidas? Qual o seu verdadeiro impacto se elas não forem devidamente recicladas e acabarem no lixo comum?

Para que possamos evitar desperdício, é importante conhecermos as alternativas que nos permitem diminuir o uso de cápsulas descartáveis. 

Neste artigo queremos não só dar a conhecer o impacto que as cápsulas de café têm no nosso planeta, mas mostrar algumas alternativas que te podem ajudar a diminuir o consumo das mesmas.

Cápsulas Descartáveis

O café encontra-se em segundo lugar, logo atrás do petróleo, quando se fala dos produtos mais consumidos no mundo. 

Sabias que por minuto são deitadas para o lixo cerca de  13.500 cápsulas de alumínio e plástico no mundo inteiro?

O tempo estimado para uma cápsula se decompor é de 150 a 500 anos. Só por aqui, já conseguimos imaginar o impacto negativo que tem no ambiente cada cafezinho que bebemos em casa.

Apesar de já existirem pontos de recolha que são disponibilizados pelas próprias marcas, muitas das cápsulas ainda vão parar ao aterro, o que é um grande problema porque não só aumenta imenso a poluição, como a escassez de recursos. 

Já fizeste o cálculo de quantas cápsulas consomes num ano?

Se consumirmos 3 cafés por dia em casa, dá um total de 1095 Cápsulas no final do ano. Agora imagina quantas famílias tem o teu bairro ou prédio e quantas cápsulas são consumidas. Assustador, não é?

Como reciclar as cápsulas de café?

Se costumas consumir café em cápsula descartável, é extremamente importante teres em mente como podes contribuir para que sejam reencaminhadas para reciclagem.
Muitas das marcas já possuem o seu próprio ponto de recolha de cápsulas, por isso é importante que, após o seu consumo, as guardes e as entregues nestes locais.

Segundo a Quercus as cápsulas de café mesmo sendo colocadas no ecoponto amarelo acabam por ir para o lixo indiferenciado. Com ou sem borra de café no seu interior, estas são rejeitadas durante a triagem e são rotuladas como sendo lixo. Isto acontece porque na legislação as cápsulas não são consideradas embalagem mas sim um resíduo de uma embalagem. Por isso, caso a marca das tuas cápsulas tenha locais de entrega, é aconselhado entregar todas as que consomes!
Caso a marca ainda não tenha este tipo de serviço, o máximo que podes fazer é colocar no lixo indiferenciado, o que é terrível em termos ambientais pois só estamos a agravar a situação do nosso planeta!

Se tens dúvidas sobre os materiais que podes ou não colocar nos ecopontos, consulta a página da Quercus , aqui!

Só para teres uma noção, o impacto das cápsulas de café é tão grande, que o criador de uma das marcas mais famosas de cápsulas nos EUA, a K- Cup, veio dizer numa entrevista ao The Atlantic, que está arrependido de as ter fabricado e afirma que não as usa não só por serem caras mas por todo o impacto ecológico.

Não importa o que digam, as cápsulas nunca serão recicláveis

– John Sylvan, criador do Keurig K-Cup 

Podes ler a entrevista completa aqui!

Alternativas às cápsulas descartáveis

Apesar de  existir por parte de algumas marcas a iniciativa de recolher as suas próprias cápsulas, para ser totalmente eficiente, era necessário que todos  guardassem e entregassem realmente as suas cápsulas nos locais corretos.

Felizmente, têm vindo a aparecer cada vez mais, alternativas às cápsulas descartáveis, que nos permitem reduzir o nosso desperdício.

1.Cápsulas Reutilizáveis

É cada vez mais fácil encontrar cápsulas reutilizáveis que sejam compatíveis com as máquinas de café que já existem no mercado e que possuem qualidade suficiente ao ponto de não as prejudicar.

Ao contrário das descartáveis, as cápsulas reutilizáveis possuem um ciclo de vida superior, que está relacionado com o material de que são feitas ( plástico reforçado, silicone e aço inoxidável) . O facto de poderem ser lavadas e preenchidas novamente com café , faz com que seja uma alternativa mais sustentável.

No caso das cápsulas reutilizáveis de plástico, é recomendado que se use apenas durante 100 tiragens. Podem ser encontradas em grandes superfícies comerciais e o seu preço é relativamente mais baixo. Apesar da sua reutilização, continua a não ser a melhor opção pois, ao fim das 100 utilizações, irão acabar em aterro ou por ser incineradas.

Contrariamente, as cápsulas de aço inoxidável são um pouco mais caras, mas têm a grande vantagem de não precisarem de ser substituídas após um certo número de utilizações. Assim, ao contrário das cápsulas de plástico, a sua reutilização é infinita e muito mais sustentável.

Ambas as alternativas são uma melhor opção às cápsulas descartáveis, contudo as de aço inoxidável são muito mais amigas do ambiente e da nossa carteira. A longo prazo, o preço será relativamente mais baixo porque só vamos investir apenas uma vez.

Como utilizar?

A utilização das cápsulas reutilizáveis é super simples:

  1. Certifica-te que a cápsula e a tampa estão secas antes de cada utilização;
  2. Enche a cápsula com o teu café preferido com a ajuda de uma colher de chá;
  3. Pressiona o café sobre a cápsula.
  4. Coloca a cápsula normalmente na máquina.

Para limpar basta desenroscar a tampa, retirar as borras de café com a ajuda de uma colher. Em seguida lava a cápsula com água corrente e se necessário com detergente.

2. Cápsulas de Café Compostáveis

Ainda não são muitas as marcas que apostam em cápsulas compostáveis,  mas as que já são possíveis de adquirir são feitas exclusivamente de materiais que se degradam quer seja através de compostagem industrial quer seja através de compostagem caseira. 

A vantagem destas cápsulas relativamente às reutilizáveis, é que estas estão prontas a serem utilizadas. Uma coisa muito importante a ter em mente é que de nada vale comprar cápsulas compostáveis, se depois as vais reciclar. É mesmo muito importante proceder à sua compostagem, senão só vamos estar a aumentar o desperdício.

 

Caso queiras saber mais sobre compostagem, clica aqui!

 

Muitas das vezes não temos a noção do impacto que estes pequenos produtos têm no nosso dia a dia e não estou a falar só das cápsulas de café. Falo também de tudo o que é descartável e que muitas das vezes não associamos o seu consumo aos problemas ambientais que temos.

Hoje falamos de cápsulas de café, mas poderíamos falar de tantos outros produtos descartáveis. Devemos sempre informarmo-nos sobre o que consumimos ou o que pretendemos consumir. 

Não se esqueçam, o importante é dar o primeiro passo! Mesmo que seja pequeno, acreditem que fará uma grande diferença no futuro.

Deixe uma resposta