Black-Friday consciente: é possivel?

A Black-Friday é um dia que assume cada vez mais um valor negativo nos dias de hoje, não só pelo consumo excessivo, mas também pelo impacto negativo que este tem para o nosso planeta. 

Se por um lado podemos adquirir aquele produto que tanto queríamos a um preço minimamente baixo, por outro significa que vamos consumir algo que muitas das vezes não necessitamos e que vai causar um desperdício enorme e com um impacto significativo no nosso planeta.

Para além do encorajamento em adquirir produtos que muitas vezes não precisamos, há um fator que devemos ter em mente: a poluição gerada. Já pensaram nos resíduos que provêm das embalagens (cartão, plástico, entre outros materiais) e as emissões de dióxido de carbono produzidas somente naquele dia? Para nós, simplesmente não faz sentido.

Este consumo desenfreado, é sobretudo incentivado pelas grandes cadeias de distribuição e lojas de fast-fashion. E porque não implementar medidas positivas neste dia, ao invés de incentivar o consumo desenfreado e desnecessário, contribuindo para um bem maior?

Qual foi a nossa solução?

No dia 28 de Novembro de 2019, decidimos convidar-vos a fazer parte de uma iniciativa com um propósito maior. Ao invés de fazermos os típicos descontos de Black-Friday e incentivarmos à compra descontrolada dos nossos produtos, fizemos uma campanha que terá um alto impacto nas gerações futuras: angariação de árvores!

A campanha consistiu na doação de 15% de todas as nossas vendas para a Associação Plantar uma Árvore. No valor estavam incluídos, para além de plantas, protetores florestais, transporte, trabalhos de preparação de terreno, plantação e manutenção durante 5 anos.

Em conjunto com esta ação, por cada 3,5 euros foi plantada uma árvore.

Quem foi ajudar a plantar as árvores no passado dia 27 de Fevereiro?

A nossa equipa! Com a ajuda total de 34 pessoas, conseguimos plantar cerca de 136 árvores, nas quais estão incluídos 50 adernos-de-folha-larga, 65 pilriteiros, 6 sobreiros e 15 adernos-de-folha-estreita.  Agradecemos muito ao nosso cliente Miguel Castilho, à equipa Lisbon Project By Riverside (emigrantes e refugiados) e à equipa da Associação Plantar uma Árvore, que tornaram esta campanha numa realidade!

Graças a aproximadamente 480 clientes da nossa loja online, mostrámos que todos podemos ser heróis através de uma simples doação, e, se individualmente temos a capacidade de incentivar à mudança, em conjunto temos a força de a implementar.

Todos podemos ser heróis!

Levamos muito a sério o ditado de “semear hoje para colher amanhã” e por isso assuntos como a desflorestação não nos são indiferentes. Ainda para mais, quando assistimos a um número crescente de incêndios e ao aumento da desflorestação que tem sobretudo fins comerciais. Infelizmente, este tema ainda passa muito despercebido, mas será que é necessário haver consequências mais graves para darmos valor ao nosso principal produtor de oxigénio e abrigo de inúmeras espécies?

Esperamos que tenham gostado de fazer parte desta nossa iniciativa! Gostávamos também que partilhassem connosco algumas das vossas experiências e iniciativas que tenham participado, na temática da sustentabilidade. 

Deixe uma resposta

Options